Avatar do usuário logado
OLÁ,

Terraço Paulistano

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.
Continua após publicidade

Abraços na guerra: jovens paulistanos enviam cartas de carinho às crianças da Ucrânia

Com kits de doces, brinquedos e recados traduzidos para o ucraniano, iniciativa foi criada por Ricardo Wolff em Berlim, onde chegam os trens de refugiados

Por Humberto Abdo
Atualizado em 3 Maio 2022, 21h46 - Publicado em 14 abr 2022, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Com cartas e brindes enviados às crianças ucranianas, Abracinhos à Distância foi o nome escolhido para um novo projeto criado por Ricardo Wolff em parceria com a Congregação Israelita Paulista. Em Berlim, onde vive há dezesseis anos, o publicitário teve a ideia após notar os trens que têm chegado a uma das estações com milhares de famílias refugiadas da guerra.

    “Virei voluntário espontaneamente e a cada dia pensava em novas formas de trazer um sorriso para os pequenos”, conta Ricardo, que ajudou a organizar a entrega de 250 sacolas com brinquedos, kits de colorir, brigadeiros e cartinhas escritas por jovens brasileiros do Lar das Crianças para os recém-chegados.

    “São mensagens amorosas, com esperança, que traduzi do ‘criancês’ para o inglês e depois para o ucraniano”, diz.

    “Depois disso, ele virou a pessoa mais famosa nessa estação de Berlim”, brinca a diretora adjunta do CIP, Miriam Vasserman. Agora a ideia é expandir a iniciativa para um centro comunitário na Alemanha. “A ação permanece, pois infelizmente os trens continuam chegando.”

    +Assine a Vejinha a partir de 12,90.

    Continua após a publicidade

    Para mais novidades e destaques paulistanos, siga Humberto Abdo no Instagram e no Twitter.

    Crianças ucranianas recebem kit com brindes e cartas em estação na Ucrânia.
    Abracinhos a Distância: cartas de carinho de São Paulo a Berlim. (Dinho Wolf, Meri Giorgobiani e Shelley Lui/Divulgação)
    Crianças ucranianas recebem kit com brindes e cartas em estação na Ucrânia. A foto exibe uma criança com casaco amarelo vista de lado com sacolinha na mão.
    Crianças ucranianas recebem kit com brindes e cartas em estação na Ucrânia. (Dinho Wolf, Meri Giorgobiani e Shelley Lui/Divulgação)
    Continua após a publicidade
    Crianças ucranianas recebem kit com brindes e cartas em estação na Ucrânia. A foto exibe em detalhe uma mão segurando uma das cartas.
    Brigadeiros, brinquedos e cartas chegam em sacolinha na ação Abracinhos à Distância, que presenteia crianças refugiadas da Ucrânia. (Dinho Wolf/Divulgação)
    Foto exibe seis brigadeiros em embalagem de plástico.
    Brigadeiros chegam em sacolinha na ação Abracinhos à Distância, que presenteia crianças refugiadas da Ucrânia. (Dinho Wolf/Divulgação)
    Foto exibe itens inclusos em kit para crianças ucranianas, com brigadeiros, carrinho e carta.
    Kit da ação Abracinhos à Distância, que presenteia crianças refugiadas da Ucrânia. (Dinho Wolf, Meri Giorgobiani e Shelley Lui/Divulgação)
    Continua após a publicidade
    Fileira de sacolas brancas com logotipo que exibe as bandeiras da Ucrânia e do Brasil.
    Abracinhos à Distância. (Dinho Wolf, Meri Giorgobiani e Shelley Lui/Divulgação)
    Foto exibe mão segurando detalhe de brinde incluso em kits.
    Abracinhos à Distância. (Dinho Wolf/Divulgação)
    Foto exibe par de mãos preparando logotipo de sacolinha branca.
    Abracinhos à Distância: cartas de carinho são assinadas em São Paulo antes de chegarem a Berlim. (Dinho Wolf, Meri Giorgobiani e Shelley Lui/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    Publicado em VEJA São Paulo de 20 de abril de 2022, edição nº 2785

    Publicidade

    Publicidade