Avatar do usuário logado
OLÁ,

Infomania

Por Thiago Ramaciotti Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Thiago Ramaciotti dá dicas sobre tecnologia, gadgets e apps
Continua após publicidade

Sua casa cada vez mais conectada

Confira alguns aparelhos eletrônicos disponíveis no Brasil que respondem por comandos através da internet

Por Thiago Ramaciotti
13 nov 2017, 17h52
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Você já ouviu falar de Internet das Coisas (IoT, Internet of Things, em inglês)? Essa tecnologia é aquela que permite que aparelhos eletrônicos respondam por comandos por meio da internet. Ou seja, ligar uma máquina de café ou o chuveiro usando o celular.

    Essa conversa de Internet das Coisas, que parece até coisa dos Jetsons (desenho animado dos anos 60, que conta a história de uma família futurista), já existe e é realidade em algumas residências. Existem empresas aqui no Brasil que oferecem esse serviço.

    A Nespresso é um exemplo. Recentemente, a empresa trouxe para o país a máquina Nespresso Expert, cuja tecnologia possui uma conexão direta que “conversa” com smartphones com sistema operacional Android e iOS. Por meio do Bluetooth e de um aplicativo, a cafeteira pode preparar cafés à distância, agendar o preparo e gerenciar o estoque de cápsulas. A máquina custa 999 reais.

    A Electrolux também tem uma supernovidade, que é o fogão conectado. Por meio de aplicativo (também disponível para Android e iOS), é possível interagir com as principais funções do fogão. O destaque é a tecnologia Food Sensor, que faz com que um dispositivo inserido na carne no forno a gás meça a temperatura interna do assado e notifique quando o alimento atinge a temperatura adequada, cortando o gás automaticamente. Esse fogão “inteligente” sai por 5 399 reais.

    A gigante Amazon acaba de lançar o Amazon Key, um sistema de câmeras e fechaduras inteligentes em que o cliente poderá acompanhar remotamente, ao vivo, a entrega de mercadorias e objetos dentro de suas próprias casas. Se o entregador tentar fazer a entrega e não tiver ninguém em casa, ele utiliza o aplicativo móvel, clicando em “destrancar”, e a Amazon verifica seus sistemas para certificar o entregador e o pacote na casa do cliente. O entregador não pode prosseguir com outras entregas até que a casa esteja trancada. A câmera controlada pela internet e uma fechadura custam 250 dólares e o serviço está disponível em 37 cidades dos Estados Unidos.

    O principal benefício de ter uma casa conectada é o conforto. Além disso, existe a segurança de poder trancar as portas e janelas enquanto estiver fora. Quanto à economia, você também poderá programar seus aparelhos para ligarem ou desligarem na hora que for mais adequada, evitando desperdícios.

    Publicidade

    Publicidade