Monólogo na capital homenageia cantora chilena Violeta Parra
'Violeta Parra em Dez Cantos' entrelaça a história da artista com a colonização da América Latina
Uma homenagem à cantora chilena, Violeta Parra em Dez Cantos estreia neste sábado (24), no Teatro Itália Bandeirantes. A peça foi concebida pelo diretor carioca Luiz Antônio Rocha, que tem feito sucesso com monólogos na capital, em parceria com a atriz Rose Germano, que interpreta Violeta (1917-1967). Partindo da identidade latina, o solo intercala a história da compositora, conhecida pelas canções que resgatavam o folclore do Chile e denunciavam as desigualdades sociais, com a vida da própria intérprete, que nasceu em um pequeno vilarejo na Paraíba.
Além de celebrar a obra da artista, rose reflete sobre a colonização europeia e sua influência na cultura dos países da América Latina, enquanto toca violão e canta músicas da chilena, como Gracias a la Vida, que ficou famosa no Brasil nas vozes de Elis Regina e Alcione, e Volver a los 17. Ela é acompanhada por Bruno Menegatti, que também toca violão, flauta e tambor. O texto é de Luís alberto de abreu, dramaturgo que já trabalhou com rocha em outros espetáculos. Violeta Parra em Dez Cantos é a segunda peça de uma trilogia que homenageia mulheres latinas. A primeira, sobre Frida Kahlo, faz sessões no mesmo teatro às quintas e às sextas, a partir do dia 29 (60min). 12 anos.
Teatro Itália Bandeirantes. Avenida Ipiranga, 344, República, ☎ 3131-4262. ♿Sáb., 20h. Dom., 19h. R$ 120,00. Até 28/4. teatroitaliaoficial.com.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 23 de fevereiro de 2024, edição nº 2881
Masp abre primeira exposição que ocupa todos os andares do novo prédio
Fabrique prepara abertura de mais duas padarias





