Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Teatro

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.)

Peça holandesa, “Veneno” reestreia em São Paulo

Com texto premiado escrito em 2009 pela dramaturga Lot Vekemans, o espetáculo, que já foi montado em trinta países, propõe uma reflexão sobre luto

Por Fabio Codeço
Atualizado em 11 set 2025, 15h22 - Publicado em 11 set 2025, 14h26
Cléo e Galindo em cena de "Veneno"
Cléo e Galindo: dores distintas em "Veneno" (Leekyung Kim/Divulgação)
Continua após publicidade

Um casal se reencontra diante do túmulo do filho, dez anos depois de sua morte e da separação dos dois. Ambos atendem ao chamado de uma carta, que anuncia a necessidade de remoção dos restos mortais do rebento devido ao envenenamento do solo do cemitério onde ele está sepultado.

Esse é o ponto de partida da peça Veneno, premiado texto de 2009 da dramaturga holandesa Lot Vekemans, montado em trinta países. Depois de uma primeira temporada entre abril e maio, o espetáculo está de volta ao Teatro Estúdio, com apresentações às segundas e terças até o dia 30 de setembro.

Com direção de Eric Lenate, e protagonizado por Cléo De Páris e Alexandre Galindo – indicado ao Prêmio Shell por este trabalho -, Veneno propõe uma reflexão sobre o luto ao acompanhar o diálogo entre o pai e a mãe, que revela como cada um lida com a tragédia. Assim, o espetáculo busca destrinchar o sentimento de luto, trazendo à tona questões como desilusão, reprovação e arrependimento.

“A autora cria pessoas complexas de carne e osso, pelas quais você sente alternadamente compreensão e aversão. O apelo universal da peça não está apenas no que Vekemans escreveu, mas também em tudo o que ela conscientemente omitiu”, afirma o diretor. A história ganhou, no ano passado, uma adaptação para o cinema, num longa homônimo dirigido pela alemã Désirée Nosbusch e estrelado por Tim Roth e Trine Dyrholm. (90min). 14 anos.

Teatro Estúdio. Rua Conselheiro Nébias, 891, Campos Elíseos, 99690-9699 → Seg. e ter., 20h. R$ 80,00. Até 30/9. sympla. com.br.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês