Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Imagem Blog

Teatro

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.)

Montagem brasileira de ‘Hair’ exalta a importância da contracultura

Com Rodrigo Simas no elenco, espetáculo está em cartaz no BTG Pactual Hall, antigo Teatro Alfa

Por Fabio Codeço
30 out 2025, 13h05 • Atualizado em 31 out 2025, 10h45
O musical Hair estreia em 24/10
Elenco da nova montagem de Hair: energia contagiante em produção grandiosa (Caio Gallucci/Divulgação)
Continua após publicidade
  • Em meio ao bom momento para os musicais em São Paulo, a cidade recebe a nova montagem de mais um clássico, pelas mãos da afinada dupla Charles Möeller e Claudio Botelho, dois dos profissionais mais tarimbados no gênero no país.

    Símbolo do movimento hippie e das transformações culturais dos anos 1960 e 70, uma ode à liberdade de expressão ambientada no contexto da Guerra do Vietnã, Hair volta aos palcos mais de meio século depois de sua estreia original, em 1967, num teatro off-Broadway. A produção da Aventura marca a inauguração do BTG Pactual Hall, antigo Teatro Alfa.

    hair
    (Caio Gallucci/Divulgação)

    O elenco de trinta atores é encabeçado por Rodrigo Simas, que encarna Berger com carisma e sensualidade em seu papel mais desafiador no teatro musical, e Eduardo Borelli, muito bem como o vulnerável Claude, personagem que simboliza o conflito entre liberdade e dever. Ao lado deles, Beatriz Martins, Thati Lopes e Drayson Menezes, entre outros talentos, compõem uma tribo vibrante, que alterna irreverência e doçura nas coreografias coletivas e nos vocais de canções imortais como Aquarius e Let the Sunshine In em versões em português.

    hair
    Beatriz Martins, Thati Lopes e Drayson Menezes: estrelas de ‘Hair’ (Caio Gallucci/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    A cenografia de Nicolás Boni é impactante. Além do cenário tradicional que constrói o teatro onde o grupo se abriga, telas de alta definição criam uma atmosfera imersiva que oscila entre o psicodélico e o urbano. O figurino colorido conversa com o espírito libertário da peça, enquanto a banda ao vivo — regida em cena pelo diretor musical Marcelo Castro — reforça sua verve roqueira.

    hair
    (Caio Gallucci/Divulgação)

    Vale ressaltar ainda a coreografia de Alonso Barros, que traz dinamismo e energia contagiante para as cenas. O texto de Gerome Ragni e James Rado poderia soar datado, mas encontra eco ainda hoje em temas que continuam urgentes: a intolerância, a guerra, as desigualdades e a necessidade de amar como ato de resistência. O resultado é um espetáculo visualmente arrebatador, que transforma o palco em celebração de diversidade e esperança. E um lembrete da importância dos movimentos contraculturais na evolução de diferentes sociedades (130min). 16 anos.

    Continua após a publicidade

    BTG Pactual Hall. Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722, Santo Amaro, (s/ telefone). → Sex., 20h. Sáb. 16h e 20h. Dom. 15h e 19h. R$ 40,00 a R$ 320,00. Até 21/12. sympla.com.br.

    Avaliação: ÓTIMO (✪✪✪✪)

    Publicado em VEJA São Paulo de 31 de outubro de 2025, edição nº2968.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês