Espetáculo mistura Libras e português para narrar história de um casal
"OZ", no Sesc Vila Mariana, é protagonizado por Edinho Santos, surdo, e Letícia Calvosa, ouvinte

Obra da companhia Aquilombamento Ficha Preta em cartaz no Sesc Vila Mariana, “OZ” é um espetáculo bilíngue, falado em Libras e em português, com tradução para ouvintes e surdos em todas as sessões. Dirigida por Rodrigo França e Tainara Cerqueira, a peça é centrada em um casal (vivido pelo ator surdo Edinho Santos e a atriz Letícia Calvosa) que encontra no ato de cozinhar uma maneira de valorizar as tradições e perpetuar o sentimento de ternura — a cozinha, parte central do cenário, representa o coração da casa, um lugar de afeto e não só de serviço.
O objetivo é desmistificar a ideia de que certos corpos não estão predestinados ao amor. “Quando iniciamos as pesquisas, eu tinha acabado de perder a tia Zeneb. Ela era surda e percebi que minha família sempre a colocou em uma redoma. Por isso, ela nunca pôde vivenciar sua sexualidade plenamente”, conta a dramaturga Aline Mohamad, que se inspirou nesta história (60min). 12 anos.
Sesc Vila Mariana. Rua Pelotas, 141, Vila Mariana, 5080-3000 → Qua. e qui., 21h (no feriado de 19/6, às 18h). R$ 15,00 a R$ 50,00. Até 26/6. sescsp.org.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 23 de maio de 2025, edição nº2945.