Dramaturgo paulistano apresenta peça em russo em São Petersburgo
Indicado ao Prêmio Shell, Dante Passareli faz leitura dramática de "Por um Pingo" e participa de debate sobre dramaturgia no XI United Cultures Forum

Dramaturgo e diretor do Teatro Manás Laborátorio, sediado no Bixiga, o paulistano Dante Passarelli, 32, está em São Petersburgo para participar do XI United Cultures Forum, evento global que discute questões contemporâneas relacionadas à cultura e que, entre os dias 10 e 13 de setembro, deve reunir na metrópole russa 2 000 profissionais de diversas linguagens artísticas para troca de experiências. Nesta sexta (11), Passarelli participa de uma mesa de debate com outros jovens diretores de países como China e África do Sul, para dialogar sobre dramaturgia contemporânea.

No domingo (13), o dramaturgo dirige a leitura dramatizada do seu texto, Por Um Pingo, traduzido para o russo por Asya Firsova, no histórico Teatro Alexandrinsky, inaugurado em 1832. A sessão compõe um ciclo de dramaturgias dos países dos BRICS. “Eu tenho a sensação de que nós, dramaturgos, escrevemos e deixamos o texto existindo no mundo. É essa uma das forças que fazem a gente continuar. E quando um texto é traduzido para outra língua, chega a outro país e reverbera entre quem está fazendo e quem está assistindo, é muito gratificante. Além de ser uma honra representar a dramaturgia brasileira no fórum”, disse o diretor à Vejinha, de San Petersburgo, onde tem ensaiado com o acompanhamento de um intérprete.
O convite partiu depois que, em março, uma delegação russa do evento, que estava na capital paulista para o festival internacional de teatro, MitSp, assistiu ao espetáculo. Indicado ao Prêmio Shell 2024 de Melhor Dramaturgia, Por um Pingo leva à cena reflexões sobre a especulação imobiliária agressiva em São Paulo e o direito à cidade, pontuada com um tom ácido e cômico e toques de absurdo. “Além das questões mais amplas sobre gentrificação, tem uma corrosão de relações ali, o que gerou uma identificação do elenco daqui. Eles falaram “nossa, mas isso é russo!”. São problemas comuns”, reflete.
Reestreia em São Paulo
Para quem ainda não assistiu ao espetáculo em temporadas anteriores, aqui vai mais uma chance: Por um Pingo retorna aos palcos no próximo dia 18, com sessões às sextas, sábados e domingos no Sesc Belenzinho. Ingressos disponíveis pelo site sescsp.org.br.