Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Teatro

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.)

Dramaturgo paulistano apresenta peça em russo em São Petersburgo

Indicado ao Prêmio Shell, Dante Passareli faz leitura dramática de "Por um Pingo" e participa de debate sobre dramaturgia no XI United Cultures Forum

Por Fabio Codeço
Atualizado em 10 set 2025, 19h32 - Publicado em 10 set 2025, 19h23
Ana Paula Lopez e Criz Lozano: clima de suspense
Ana Paula Lopez e Criz Lozano na montagem original: peça ganha leitura na Rússia (Jamil Kubruk/Divulgação)
Continua após publicidade

Dramaturgo e diretor do Teatro Manás Laborátorio, sediado no Bixiga, o paulistano Dante Passarelli, 32, está em São Petersburgo para participar do XI United Cultures Forum, evento global que discute questões contemporâneas relacionadas à cultura e que, entre os dias 10 e 13 de setembro, deve reunir na metrópole russa 2 000 profissionais de diversas linguagens artísticas para troca de experiências. Nesta sexta (11), Passarelli participa de uma mesa de debate com outros jovens diretores de países como China e África do Sul, para dialogar sobre dramaturgia contemporânea.

DantePassarelli_Foto
Dante Passarelli: debate sobre dramaturgia contemporânea (Rael Barja/Divulgação)

No domingo (13), o dramaturgo dirige a leitura dramatizada do seu texto, Por Um Pingo, traduzido para o russo por Asya Firsova, no histórico Teatro Alexandrinsky, inaugurado em 1832. A sessão compõe um ciclo de dramaturgias dos países dos BRICS. “Eu tenho a sensação de que nós, dramaturgos, escrevemos e deixamos o texto existindo no mundo. É essa uma das forças que fazem a gente continuar. E quando um texto é traduzido para outra língua, chega a outro país e reverbera entre quem está fazendo e quem está assistindo, é muito gratificante. Além de ser uma honra representar a dramaturgia brasileira no fórum”, disse o diretor à Vejinha, de San Petersburgo, onde tem ensaiado com o acompanhamento de um intérprete.

O convite partiu depois que, em março, uma delegação russa do evento, que estava na capital paulista para o festival internacional de teatro, MitSp, assistiu ao espetáculo. Indicado ao Prêmio Shell 2024 de Melhor Dramaturgia, Por um Pingo leva à cena reflexões sobre a especulação imobiliária agressiva em São Paulo e o direito à cidade, pontuada com um tom ácido e cômico e toques de absurdo. “Além das questões mais amplas sobre gentrificação, tem uma corrosão de relações ali, o que gerou uma identificação do elenco daqui. Eles falaram “nossa, mas isso é russo!”. São problemas comuns”, reflete.

Reestreia em São Paulo

Para quem ainda não assistiu ao espetáculo em temporadas anteriores, aqui vai mais uma chance: Por um Pingo retorna aos palcos no próximo dia 18, com sessões às sextas, sábados e domingos no Sesc Belenzinho. Ingressos disponíveis pelo site sescsp.org.br.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês