Com músicas de Chico Buarque, peça de ‘Morte e Vida Severina’ chega a SP
Adaptação de livro clássico estreia na sexta (5) no Sesc Pinheiros
Adaptação de clássico da literatura nacional, Morte e Vida Severina, da Companhia Ensaio Aberto, chega aos palcos paulistanos nesta sexta (5) pela primeira vez desde que estreou, há vinte anos. A montagem dirigida por Luiz Fernando Lobo dá vida à obra de João Cabral de Melo Neto a partir de um elenco robusto, composto por 25 atores e uma banda com acordeão, violoncelo, percussão, violão e viola. Gilberto Miranda, que interpretou o protagonista à época da estreia, permanece como um dos atores na montagem atual.
A trama, que acompanha a jornada de Severino, um retirante nordestino em busca de melhores condições de vida, é costurada por músicas de Chico Buarque, com destaque para Funeral de um Lavrador e Tema pra Morte e Vida Severina. O elenco canta parte das composições, e as demais são apenas instrumentais. A trilha sonora, sob direção de Itamar Assiere, venceu a categoria Música do Prêmio Shell de Teatro em 2022. O espetáculo também foi indicado a outras duas categorias da premiação, Cenário e Iluminação (90 min). 12 anos.
Sesc Pinheiros. Rua Paes Leme, 195, Pinheiros, 3095-9400 → Qui. a sáb., 20h. Dom., 18h. Sessão extra no dia 17/1 (sáb.) às 16h. R$ 70,00. 5 a 21/12 e 8 a 18/1. sescsp.org.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 5 de dezembro de 2025, edição nº2973





