Com elenco afiado, ‘Os Mambembes’ faz releitura de Artur Azevedo
Peça homenageia o teatro ao acompanhar trupe teatral que viaja pelo Brasil
Em 1904, o escritor e dramaturgo maranhense Artur Azevedo (1855-1908) escreveu O mambembe. Encenada pela primeira vez naquele ano, no extinto Teatro Apolo, no Rio de Janeiro, a peça conta a saga de uma trupe teatral que viaja pelo Brasil enfrentando todo tipo de dificuldade para realizar seus espetáculos e atrair o público, deparando-se com coronéis, de cuja boa vontade depende seu destino.
Mais de 120 anos depois, a história centrada nas personagens Laudelina, mocinha que deseja ser atriz, e Frazão, o empresário da companhia, inspira Os Mambembes, em cartaz no Teatro Tuca.
Dirigida por Emílio de Mello e Gustavo Guenzburger, a peça presta uma linda homenagem ao teatro ao abordar a vocação e as intempéries enfrentadas por quem dedica a vida à arte dramática — ainda que tão essencial à humanidade.
Um elenco estelar afinado (Cláudia Abreu, Deborah Evelyn, Jui Huang, Julia Lemmertz, Leandro Santanna, Orã Figueiredo e Paulo Betti, acompanhados pelo músico Caio Padilha) se reveza em todos os papéis num delicioso jogo cênico que exalta diversos gêneros teatrais, da farsa ao melodrama.
O projeto, idealizado por Cláudia e Emílio, ainda propõe experimentar na vida real a história concebida por Azevedo — desde 2024, o grupo vem circulando em um ônibus por cidades no interior fazendo sessões em praça pública, tal como no teatro mambembe (90min). Livre.
Teatro Tuca. Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes, 3670- 8455. → Sex., 21h. Sáb., 20h. dom., 17h. R$ 160,00. Até 16/1. sympla.com.br.
Avaliação: ÓTIMO (✪✪✪✪)
Publicado em VEJA São Paulo de 31 de outubro de 2025, edição nº2968.





