Peça explora os dilemas do amor a partir de dois casais
"Adulto", no Sesc Ipiranga, aborda temas como traição, saúde mental, monogamia, machismo, maternidade, libido e liberdade

Um segredo vem à tona e dispara uma série de conflitos silenciados por muito tempo entre um casal. Esse é o ponto de partida de “Adulto”, escrita por Fran Ferraretto e em cartaz a partir desta sexta (29) no Sesc Ipiranga.
Dirigido por Lavínia Pannunzio, o espetáculo explora uma crise conjugal e a história de dois casais de amigos com vivências e valores bem diferentes para tentar desconstruir a ideia de amor romântico e mostrar que não existe um formato único para todos os relacionamentos.
Iuri Saraiva e Fran Ferraretto interpretam João e Sara. Ela quer se tornar dramaturga, está escrevendo sua primeira peça, mas trabalha como revisora de textos em uma agência literária. No processo de criação, que acontece em cena, uma confissão faz com que os dois precisem encarar, enfim, uma série de dilemas.
A situação se intensifica com a proximidade do casal Vitor e Paula, interpretados por Sidney Santiago Kuanza e Jennifer Souza, respectivamente.
Temas como traição, saúde mental, monogamia, machismo, maternidade, libido, individualidade, liberdade e dinheiro ganham destaque na montagem.
“Eu entendo a obra como a concretização da emancipação de uma mulher. E isso é muito importante, porque ainda vejo muitas de nós presas em relações ou mesmo em lógicas de trabalho que não fazem mais sentido”, explica Fran (90min). 14 anos.
Sesc Ipiranga. Rua Bom Pastor, 822, Ipiranga, 3340-2000. → Sex. e sáb., 20h. Dom., 18h. Até 12/10. R$ 60,00. sescsp.org.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 29 de agosto de 2025, edição nº2959.