No ano passado, fãs dos filmes da Disney se surpreenderam com a cena gay do longa A Bela e a Fera, na qual Le Fou se declara apaixonado pelo vilão Gaston.
O mesmo aconteceu na animação Doutora Brinquedos, em agosto, quando o programa do canal Disney Junior, destinado a crianças de dois a cinco anos de idade, mostrou uma família com duas mães.
Depois desses dois episódios – muito aplaudidos pelo movimento LGBT –, chegou a vez das séries infanto-juvenis do Disney Channel.
Já no primeiro episódio da segunda temporada da série Andi Mack, a protagonista Andi descobre que ela e seu melhor amigo, Cyrus, estão apaixonados pelo mesmo garoto da escola. Todos as personagens têm cerca de 13 anos.
Essa é a primeira vez que a descoberta da homossexualidade é abordada em um programa da rede.
Em comunicado oficial nas redes sociais, o Disney Channel afirmou que Andi Mack é uma série sobre jovens descobrindo quem eles são e, justamente por isso, a abordagem se faz necessária.
Como o público-alvo são crianças e pré-adolescentes, o canal informou ainda que “os envolvidos na produção tomaram cuidado para ter certeza de que o episódio será apropriado para todas as idades e para que ele passasse uma mensagem poderosa de inclusão e respeito pela humanidade”.