Avatar do usuário logado
OLÁ,

Pergunte ao Doutor

Por Blog Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Continua após publicidade

Será que você tem síndrome da vibração fantasma do celular?

Conceito diz respeito ao uso em excesso do aparelho

Por Guilherme Queiroz
Atualizado em 5 fev 2020, 13h44 - Publicado em 4 out 2019, 16h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Quem nunca achou que o celular estava vibrando e, quando foi verificar, se surpreendeu com o telefone sem nenhuma mensagem perdida? A falsa sensação, quando ocorre frequentemente, tem até um nome científico, o Phantom Ringtone, ou então, a síndrome da vibração fantasma.

    O conceito, segundo o coordenador do Grupo de Dependências Tecnológicas do Hospital das Clínicas, Cristiano Nabuco, não é tão novo. “Tem mais de uma década, surgiu quando se começou a tentar delinear o que seria uma eventual dependência de telefone celular. Quem fez essa proposta foram pesquisadores australianos”, lembra o psicólogo. 

    Atualmente, não é mais tão frequente aparecer em publicações científicas. Segundo Nabuco, o chamado Phantom Ringtone se tornou um conceito muito mais amplo: desde a última década, com a ascensão das redes sociais, nossa relação com o celular mudou muito.

    Surge então o Fear of Missing Out, outro tipo de conceito do campo da dependência tecnológica. Seria o medo de se estar perdendo o que está acontecendo nas redes, explica Nabuco, o que gera ansiedade e outros tipos de sintomas, o que poderia indicar que o uso do telefone estaria se tornando um problema.

    Mas fique atento se notar que anda tendo muitos episódios de “toque fantasma”! Segundo o pesquisador, perceber frequentemente essa falsa sensação é um indício de que o uso do celular estaria tomando proporções consideradas excessivas.

    Continua após a publicidade

    + PODCAST Cozinha do Lorençato conversa com o chef Victor Dimitrow, que conta como encarou o incêndio de seu restaurante

    Publicidade

    Publicidade