Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Pergunte ao Doutor

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Como manter uma rotina saudável almoçando fora todos os dias?

  Quem responde é Ariane Nadólskis Severine, nutricionista e gerente de Serviços de Alimentação do Hospital Sírio-Libanês: “Um bom dia de trabalho deve começar com um café da manhã reforçado, mas a maioria das pessoas não faz um desjejum adequado. Essa é uma das refeições mais importantes do dia, pelo motivo de ser a primeira […]

Por VEJA SP
31 ago 2016, 17h15 • Atualizado em 26 fev 2017, 10h30
 (/)
Continua após publicidade
  • 17ypt4y1n4zkojpg

     

    Quem responde é Ariane Nadólskis Severine, nutricionista e gerente de Serviços de Alimentação do Hospital Sírio-Libanês:

    “Um bom dia de trabalho deve começar com um café da manhã reforçado, mas a maioria das pessoas não faz um desjejum adequado. Essa é uma das refeições mais importantes do dia, pelo motivo de ser a primeira após um longo período de jejum. O café da manhã precisa ser equilibrado, com uma fonte de carboidrato, como pão integral ou francês de preferencia com farinha integral, uma fonte de vitaminas e sais minerais, como suco ou fruta e uma fonte de proteína saudável, como queijo, leite ou iogurte.

    No ambiente de trabalho é preciso respeitar os limites do corpo, lembrando-se de beber muita água e reservar um tempo para um lanche no meio manhã e outro no meio da tarde. Uma fruta, um iogurte, uma barrinha de cereal ou um mix de cereais com frutas secas são boas sugestões.

    A pausa para o cafezinho ajuda a relaxar e um pouco de cafeína é um estimulante que auxilia na concentração. Contudo, não abuse e opte por intercalar o cafezinho com chás de ervas, como camomila e cidreira.

    Continua após a publicidade

    As bolachas devem ser evitadas, principalmente as recheadas que podem chegar a 90 calorias por unidade, assim como excesso de doces e bolos. Essas guloseimas devem ser consumidas aos finais de semana ou em ocasiões especiais. 

    Um erro muito comum é pular o almoço, ou comer um lanche rápido e depois exagerar no jantar. O almoço deve ser balanceado, com legumes, arroz ou macarrão (de preferência integral) ou batata, uma fonte de proteína e salada. Nosso prato nacional com arroz, feijão, bife e salada é muito equilibrado, assim, saiba escolher o local adequado para comer e respeite as quantidades.”

    Confira algumas dica para não errar na escolha:

    Serviço self-service

    Para um prato equilibrado, devemos iniciar com uma salada bem variada de folhas e legumes (capriche nas cores!), ocupando metade do prato, ficando os outros 25% reservados para a opção de carboidrato, de preferência integral (arroz integral, batata ou massas integrais) e 25% à proteína magra (soja, feijão, ervilha, grão de bico, lentilha, peixe, frango ou carne). Não é recomendável repetir.

    Continua após a publicidade

    No restaurante a la Carte

    – Dispense o couvert.

    – Prefira opções cozidas, assadas ou grelhadas. Para temperar a salada prefira azeite, vinagre ou limão em vez de maionese, molhos cremosos, ovos e queijos.

    – Se a escolha for massa, peça as simples com molho de tomate. Evite as recheadas com molhos à base de creme de leite e queijos amarelos.

    – Para sobremesas, opte por frutas ou salada de frutas e no caso de sorvetes, escolha os de frutas, ou frozens.

    Continua após a publicidade

    Rodízio em churrascaria

    – Comece pelo buffet de saladas, a maioria dos rodízios hoje tem muitas opções saborosas.

    – Prefira cortes de carnes mais magras ou então, retire a gordura visível. Lembre-se que mesmo assim, essa carne continuará sendo um alimento gorduroso.

    – Evite as frituras, bebida alcoólica e sobremesas doces. Uma boa opção é o abacaxi ou o mamão, pois ajudam no processo digestivo.

    Nosso cérebro leva, em média, 20 minutos para processar a informação de saciedade. Logo, comer rápido faz você comer mais! Finalmente, à noite prepare uma comida mais leve, para não interferir no sono, como uma sopa ou uma salada com um grelhado. O ideal é comer menos carboidratos à noite e preferir pratos com pouco molho e gordura.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de R$ 29,90/mês