Cerveja preta ajuda na produção de leite materno?
Ana Lúcia Potenza, nutricionista do Hospital Israelita Albert Einstein, responde

Existem várias receitas dos “tempos da vovó” que prometem aumentar a produção do leite materno. Uma delas é consumir cerveja preta durante o período de amamentação. No entanto, segundo médicos e nutricionistas, trata-se de um mito e, nesse caso específico, pode até ser prejudicial para o bebê.
“Se a mãe ingerir cerveja preta ou qualquer bebida alcoólica, uma pequena porcentagem do álcool é transferida para o bebê por meio do leite. Nesse caso, não há uma quantidade de álcool considerada segura para o consumo por parte da mulher”, explica a nutricionista Ana Lúcia Potenza, do Hospital Israelita Albert Einstein.
Alguns fatores que podem levar à falta de leite são: esvaziamento incompleto das mamas, stress, ansiedade, fadiga, doenças como diabetes e hipotireoidismo, uso de contraceptivos e tabagismo.
“Mulheres com hábitos mais saudáveis e sem uma sobrecarga emocional produzem entre 750 ml e 800 ml de leite por dia, quando a lactação é totalmente estabelecida”, informa a nutricionista.
A quantidade de leite materno também é influenciada pela demanda do bebê. “Quanto mais eles pedem e recebem o peito, maior é a produção. Caso a mãe comece a introduzir leite industrializado ou alimentos sólidos, a procura pelo leite materno cai e a produção também”, completa Ana Lúcia.