O fim do Google Reader: veja a reação da web e as opções ao leitor de RSS
Quem tem conta no Google Reader, provavelmente tomou um susto quando abriu a página hoje e encontrou a mensagem acima (“Google Reader não estará mais disponível depois de 1º de julho de 2013″), informando o fim do leitor de RSS – o que é horrível, afinal ele guarda seus sites favoritos e os organiza para […]
Quem tem conta no Google Reader, provavelmente tomou um susto quando abriu a página hoje e encontrou a mensagem acima (“Google Reader não estará mais disponível depois de 1º de julho de 2013″), informando o fim do leitor de RSS – o que é horrível, afinal ele guarda seus sites favoritos e os organiza para você.
Apesar da popularidade, o Reader tinha dado uma estagnada nesses últimos tempos e será desativado na “faxina de primavera” da empresa – eles estão limpando alguns dos aplicativos menos utilizados para dar força total ao Google +. O que é um absurdo por que, afinal, quem usa o Google +?
É claro que a internet não demorou a reagir. Para começar, o tradicional vídeo do Hitler inconformado (que serve tanto para assuntos sérios, como para os graves) foi usado em uma divertida montagem, em inglês.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=A25VgNZDQ08?feature=oembed&w=500&h=281%5D
Também não demorou para um tumblr aparecer para contar os sentimentos dos agora órfãos usuários do Google Reader. Veja alguns dos gifs que expressam a indignação dos internautas:
Mas acalmam-se! Não é o fim do mundo – pode dar trabalho, mas existem outros serviços especializados em reunir todos os sites de que você gosta. O Pop! Pop! Pop! separou cinco leitores de RSS para testar até o dia 1º de julho e, quem sabe, achar um “substituto” para o em breve finado Google +.
1.) The Old Reader – para web.
2.) Pulse – web, Android e iOS.
3.) FeedDemon – Windows
4.) NetVibes – para web.
5.) Newsblur – para web, Android, iOS
A equipe do Pop! está avaliando o Pulse por enquanto – com design limpo e claro, até dá para viver bem com ele. Mas não é user friendly como o Google Reader. Ainda estamos chorando por dentro…
ATUALIZAÇÃO: Os internautas estão tão inconformados que já estão rolando petições online para que o Google Reader não acabe. Para participar, clique aqui e aqui.
E você, o que achou? Usava o Google Reader? Nunca tinha ouvido falar nisso até hoje? Não entende por que diabos as pessoas estão falando tanto disso? Deixe seu comentário!
+ Leia mais novidades do blog Pop! Pop! Pop!