Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Pop! Pop! Pop!

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais

O Orkut “voltou”, mas há um perigo escondido na rede social

O site funciona, mas há quem acredite que a página na internet está usando a nostalgia dos usuários para roubar dados importantes

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 12 jul 2017, 12h13 - Publicado em 12 jul 2017, 11h49
 (Reprodução/Veja SP)
Continua após publicidade

Se tem algo que os brasileiros sentem saudades, esse “algo” é o Orkut. Na manhã desta quarta (12), alguns internautas acordaram com a notícia pra lá de “empolgante” que a rede social teria voltado à ativa após ter sido desativada em 2014. A realidade, no entanto, não é tão simples assim: algum usuário inventou uma réplica do site e ele funciona — mas é preciso ter muito cuidado.

O domínio orkut.li está ativo e não possui nenhuma relação com o Google, apesar de possuir os mesmos recursos e design da antiga rede social, lançada em janeiro de 2004. No formulário de cadastro, o site faz as perguntas que o Orkut costumava fazer, exigindo até que os usuários tenham 18 anos para entrar no site. Quem tentar entrar no endereço pelos navegadores Chrome ou Safari, no entanto, encontrará uma mensagem preocupante: “Site enganoso à frente. Os invasores em www.orkut.li podem induzir você a fazer algo perigoso, como instalar um software ou revelar suas informações pessoais“, diz o recado.

O site Tecnoblog publicou uma matéria alertando para os perigos do cadastro no site: especialistas afirmam que é bom ter cautela ao usar a “nova” rede social, especialmente com recursos que têm potencial para ser perigoso, como a ferramenta que permite importar dados da sua conta do Facebook.

Não é recomendável usar o mesmo e-mail que você usa em outros serviços para fazer o cadastro. “Esta é uma má prática comum entre os usuários e, por isso, pessoas mal intencionadas de posse da sua senha no orkut.li podem fazer login com sucesso em outros serviços“, afirma a matéria — clique aqui para saber mais.

Apesar dos perigos, os internautas parecem estar entusiasmados com a novidade: até as comunidades mais populares da rede social, como “Eu odeio acordar cedo”, já estão no orkut.li. Confira a repercussão: 

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Dê sua opinião: E você, o que achou do “novo” Orkut? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa página no Facebook!

Publicidade