Globo “ignora” exoesqueleto na abertura da Copa do Mundo e é criticada na internet
Um dos momentos mais aguardados da abertura da Copa do Mundo quase foi “esquecido” pela transmissão da TV Globo. A emissora oficial do Mundial exibiu ao vivo apenas poucos segundos do chute de Juliano Pinto, de 29 anos, com paraplegia completa de tronco inferior e membros inferiores. O que tornou seu movimento possível foi o exoesqueleto […]
Um dos momentos mais aguardados da abertura da Copa do Mundo quase foi “esquecido” pela transmissão da TV Globo. A emissora oficial do Mundial exibiu ao vivo apenas poucos segundos do chute de Juliano Pinto, de 29 anos, com paraplegia completa de tronco inferior e membros inferiores. O que tornou seu movimento possível foi o exoesqueleto que usava. No momento, a TV dividiu a tela para mostrar imagens recuperadas da chegada do ônibus da seleção à Arena Corinthians.
+ Os micos e as piadas que bombaram na internet
+ Acompanhe a nossa cobertura da Copa em tempo real
O exoesqueleto, criado pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, faz o que o sistema nervoso de seu usuário não consegue mais executar: transmitir comandos de movimento para as pernas. Em vez da medula espinhal, é usado um sistema de “interface cérebro-máquina” (ICM) que decodifica a atividade elétrica dos neurônios e a traduz em sinais eletrônicos digitais. O cérebro dá a ordem, o computador faz a ligação e o robô opera o movimento.
+ Croata beija repórter da Globo ao vivo; assista
O estudo iniciado em 2001 teve sua primeira exibição pública.
Após a festa, a Globo exibiu o momento. Mas muita gente sentiu falta das imagens e criticou a emissora na internet. Confira:
O genial exoesqueleto usado pelo rapaz que daria o primeiro chute infelizmente se perdeu na transmissão da abertura. Uma pena.
— Fernando Meirelles (@fmei7777) June 12, 2014
MTO BOM O EXOESQUELETO UM PASSO CRUCIAL PRA CIENCIA GANHOU 2 SEGUNDOS NA TV
— SERGINHO NA COPA™ (@_fransuel) June 12, 2014
O espaço dado ao exoesqueleto do Nicolelis foi bem representativo da importância que o Brasil dá à ciência. Achei honesto.
— Träsel (@trasel) June 12, 2014
Conseguiram ignorar completamente o exoesqueleto pra mostrar o homem-araucária.
— cydlos (@cydlos) June 12, 2014
PERAÍ REFAZ A CERIMÔNIA QUE NINGUÉM VIU O EXOESQUELETO DIREITO.
— Impedimento (@impedimento) June 12, 2014
Parabens pela Globo ter cortado o exoesqueleto chutando para mostrar o onibus entrando.
— Eugênio, o Mordomo (@mordomoeugenio) June 12, 2014
Dê sua opinião: como você avalia a transmissão da Globo para a abertura da Copa? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook.