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Internautas “investigam” Black Friday e sugerem promoções falsas

Consumidores usaram a hashtag #blackfraude para fazer reclamações

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
29 nov 2019, 12h44 • Atualizado em 29 nov 2019, 12h57
Internautas denunciaram falsos descontos e fretes caro (Reprodução/ Twitter/Veja SP)
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  • Realizada nesta sexta (29), a Black Friday é uma data conhecida por trazer ofertas em produtos e serviços, mas também por ciladas. Posts de “Black Fraude” viralizaram no Twitter e expuseram o que seriam descontos enganosos.

    Os eletrodomésticos são alguns dos itens mais concorridos nesta data, mas é preciso ficar atento às flutuações de preços. Um internauta publicou o que seria a diferença do valor de uma batedeira no site da Casas Bahia das primeiras semanas de novembro para esta sexta. O valor de 269,90 reais do início do mês teve um acréscimo de 30 reais.

    https://twitter.com/tediosim/status/1200375744267980800

    Siga

    Outro internauta diz ter descoberto uma diferença de 400 reais em uma máquina de lavar por meio de um site de buscas:

    https://twitter.com/nubiaolliveira/status/1200402438714470402/photo/2

    No lugar de comprar nesta quarta-feira (27), um internauta esperou para adquirir as passagens de avião e se arrependeu. Os mesmos bilhetes de ida e volta de 947,60 reais foram para 2 884,60 reais, quase 2 000 reais de aumento no site da Gol.

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    https://twitter.com/lucarneiro_/status/1200387681152307200

    Outro caso comum na hashtag #blackfraude foi a alta taxa de entrega. Na Magazine Luiza, um ventilador que custava apenas 69,90 reais teve uma taxa de 206,87 reais de frete.

    https://twitter.com/will_iammachado/status/1200377816245788672

    Apesar das ciladas, os clientes também aproveitaram para fazer piadas:

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    https://twitter.com/estevaosalu/status/1200272280930201601

    O site Reclame Aqui recebeu, desde às 11h de quarta-feira (27), 4 800 queixas de consumidores relacionadas à Black Friday, um aumento de 44% em relação ao mesmo período de 2018, quando foram registradas 3 332 reclamações. Veja abaixo as dez empresas mais reclamadas:

    1) Americanas: 148;

    2) Kabum!: 148;

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    3) Casas Bahia: 117;

    4) Magazine Luiza: 115;

    5) Méliuz: 109;

    6)Saraiva: 109;

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    7) Carrefour: 94;

    8) ADIDAS: 94;

    9) Netshoes: 90;

    10) Zee Dog: 86.

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