Avril Lavigne escreve resposta às acusações de racismo ao clipe “Helly Kitty”
O novo clipe de Avril Lavigne, Hello Kitty, vem provocando polêmica na internet por dois motivos. O primeiro: não foram poucos os que reagiram muito mal ao clima um tanto, digamos, infantil demais do clipe. O segundo: o que deveria ser uma homenagem a uma personagem que virou símbolo da cultura pop japonesa acabou rendendo […]
O novo clipe de Avril Lavigne, Hello Kitty, vem provocando polêmica na internet por dois motivos. O primeiro: não foram poucos os que reagiram muito mal ao clima um tanto, digamos, infantil demais do clipe. O segundo: o que deveria ser uma homenagem a uma personagem que virou símbolo da cultura pop japonesa acabou rendendo acusações de racismo.
+ 15 selfies que não favoreceram os famosos
O motivo: para muitos internautas, as imagens que a cantora usou no vídeo retratam o Japão de uma forma estereotipada. O clipe chegou a ser tirado do ar do YouTube depois de tanta controvérsia. Em cena, Avril come sushi e dança com quatro bailarinas. Assista:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=LiaYDPRedWQ?feature=oembed&w=500&h=281%5D
A cantora respondeu as acusações com um post no Twitter: “RACISTA??? LOLOLOL!!! Eu amo a cultura japonesae passo metade do tempo no Japão. Viajei para Tóquio para gravar esse vídeo especificamente para meus fãs japoneses, com meu selo japonês, coreógrafos japoneses e um diretor japonês no Japão”, disse.
RACIST??? LOLOLOL!!! I love Japanese culture and I spend half of my time in Japan. I flew to Tokyo to shoot this video…
— Avril Lavigne (@AvrilLavigne) April 24, 2014
…specifically for my Japanese fans, WITH my Japanese label, Japanese choreographers AND a Japanese director IN Japan.
— Avril Lavigne (@AvrilLavigne) April 24, 2014
De acordo com o site Kotaku, especializado em cultura japonesa, o vídeo não é racista, mas “superficial”. De acordo com a página, tudo o que foi retratado em cena existe realmente no Japão. Avril se apresenta em São Paulo nos dias 29 e 30 deste mês. Clique aqui para ver o serviço completo do show.
O vídeo é motivo para toda essa polêmica? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook.