Vai para o boteco? Saiba escolher bem os petiscos — parte 2
No post de ontem, listei cinco comidas típicas de boteco, com seus pontos positivos e negativos, e sugestões de substituições e acompanhamentos. Mas a lista não para por ali. A seguir, confira outros cinco petiscos comuns de bares e as considerações sobre cada um deles. 6. ESPETINHOS DE FRANGO Equivale a: 5 cubos médios de […]

No post de ontem, listei cinco comidas típicas de boteco, com seus pontos positivos e negativos, e sugestões de substituições e acompanhamentos. Mas a lista não para por ali. A seguir, confira outros cinco petiscos comuns de bares e as considerações sobre cada um deles.
6. ESPETINHOS DE FRANGO
Equivale a: 5 cubos médios de peito de frango = 100g
Calorias: 120
Gorduras: 1,25g
Carboidratos: 0
Proteínas: 23g
Prós: é fonte de proteína magra e de fácil digestão, por ser pobre em gorduras. Além disso, normalmente é grelhado, ou seja, uma melhor e mais saudável opção de preparo!
Contras: À milanesa, aumenta o valor calórico e a quantidade de gorduras, por isso opte pelo grelhado. Cuidado apenas com os molhos gordurosos que algumas vezes acompanham. Prefira no máximo um vinagrete.
Prefira com: Caipirinha de saquê — de todas as bebidas alcoólicas, é a menos calórica.
+ Vegetarianos: como ter uma alimentação balanceada
7. CAMARÃO À MILANESA
Equivale a: 3 unidades médias=100g
Calorias: 184
Gorduras: 11,74g
Carboidratos: 5g
Proteínas: 18,8g
Prós:. Quando feito “no bafo” (no vapor), é uma alternativa boa para reduzir seu valor calórico. A milanesa não apresenta prós, apenas contras, pois o camarão é riquíssimo em colesterol e eleva muito o ácido úrico, sendo este um problema especialmente em homens, onde é comum a presença de gota (dores extremamente fortes nas articulações, causadas pelo acumulo de ácido úrico).
Contras: De acordo com a preparação, pode apresentar alta quantidade de sódio, além de ser naturalmente rico em colesterol, devendo ser evitado por dislipidêmicos e hipertensos. Quando frito, sua quantidade de gordura fica ainda mais elevada — evite!
8. AMENDOIM JAPONÊS
Equivale a: 2 xícaras de café=120g
Calorias: 600
Gorduras: 30g
Carboidratos: 48g
Proteínas: 20g
Prós: Por ser de origem vegetal, não tem colesterol. O amendoim é rico em algumas gorduras boas, protetoras do coração, mas em alta quantidade, por ser muito calórico, tem efeito deletérico e não protetor ao organismo.
Contras: Além do alto valor calórico, é riquíssimo em sódio, sendo contraindicado para hipertensos. Em grandes quantidades, é contraindicado para dislipidêmicos e também para quem problemas de ácido úrico.
Prefira com: Caipirinha de vodca ou saquê — evite a feita com pinga, que é extremamente calórica!
Troque por: Tremoço ou mix de nuts (nozes, amêndoas, castanhas com frutas secas, como damascos e uvas passas) são uma maneira de aumentar o teor de fibras e misturar diversas fontes de gorduras boas e protetoras cardiovasculares, além de substancias antioxidantes, como selênio e zinco. Mas fique de olho na quantidade, pois todos os nuts são extremamente calóricos!!!
9. BOLINHO DE BACALHAU
Equivale a: 5 bolinhos pequenos=100g
Calorias: 258cal em 90g = 1 unidade média ou 3 mínis
Gorduras:11,1g
Carboidratos:14,4g
Proteínas:24,9g
Contras: Geralmente as pessoas utilizam pouca quantidade de bacalhau nos bolinhos, até porque são caros. Então, não se iluda! Dificilmente eles suprirão a porção de proteína necessária por dia. Além disso, são frituras de imersão, normalmente — dificilmente alguém os preparara assados, por isso eles são muito calóricos! Além da quantidade de sódio, que é altíssima!
+ ‘Lac free’: os riscos e benefícios de uma dieta sem lactose
10. PROVOLONE À MILANESA
Equivale a: 5 cubos =100g
Calorias: 495
Gorduras: 60g
Carboidratos: 5g
Proteínas: 25g
Prós: Fonte de cálcio, que fortalece os ossos e ajuda a acelerar o metabolismo, como algumas pesquisas indicam.
Contras: Apresenta um dos mais elevados teores de gordura entre todos os petiscos pois, além do queijo ser do tipo amarelo, é riquíssimo em gordura saturada e colesterol. O seu preparo é frito, ou seja, a quantidade de gordura aumenta ainda mais e isso anula qualquer benefício que o alimento pudesse trazer! Além disso, possui alto teor de sódio.
Prefira com: Saquê, que é mais leve e menos calórico!
Troque por: Queijo de minas ou até mesmo mussarela em cubinhos ou bolinhas de mussarela de búfala, que apesar de não serem queijos magros, têm menos gordura, sódio e colesterol!
+ Saiba cortar corretamente o glúten da alimentação