Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Alessandra Rodrigues - Nutrição e Bem-Estar

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma lista de alimentos que ajudam a manter as unhas saudáveis

As nossas unhas são formadas por uma proteína chamada queratina, água, minerais como o cálcio, magnésio, sódio e o ferro. A água, quando em baixa concentração, também auxilia na dureza das unhas. Estudos mostram que, muito além do que pensamos, nossas unhas podem sinalizar problemas no nosso estado nutricional. Unhas com listras podem indicar insuficiência de […]

Por VEJA SP
Atualizado em 26 fev 2017, 19h36 - Publicado em 19 dez 2014, 16h44
Unhas (/)
Continua após publicidade

Unhas

As nossas unhas são formadas por uma proteína chamada queratina, água, minerais como o cálcio, magnésio, sódio e o ferro. A água, quando em baixa concentração, também auxilia na dureza das unhas. Estudos mostram que, muito além do que pensamos, nossas unhas podem sinalizar problemas no nosso estado nutricional.

Unhas com listras podem indicar insuficiência de vitaminas do complexo B, enquanto unhas secas e quebradiças podem ser decorrência da falta do cálcio. Unhas pálidas podem indicar anemia, consequência da falta de ferro ou complexo B e zinco. As que não crescem  podem ter relação com deficiência de vitamina A e zinco, uso de certos medicamentos ou problemas com saúde intestinal. Com manchas escuras e avermelhadas? Pode ser trauma, pigmentação racial ou envelhecimento precoce por falta de antioxidantes na alimentação. Unhas arroxeadas, aumento da curvatura:  problemas circulatórios ou falta de antioxidantes na alimentação.

A biotina (tipo de vitamina) e as demais vitaminas do complexo B juntamente com aminoácidos, vitaminas C e E auxiliam o corpo a produzir queratina e outras proteínas que são responsáveis por manter nossas unhas duras. Traduzindo isso para prática, para ter unhas bonitas e saudáveis, capriche em alimentos como: laranja, pimentão amarelo, mamão e morango, vegetais de folhas verdes escuras, frutas, nozes, sementes e grãos integrais, peixes, ovo, carne vermelha ou de aves, feijão branco e leite magro.

Publicidade