Sabia que alguns alimentos são capazes de alterar a produção de neurotransmissores como a serotonina, dopamina, noradrenalina e acetilcolina? Para quem não sabem, neurotransmissores transmitem para o cérebro impulsos nervosos responsáveis pelas emoções — ou seja, alguns alimentos são capazes de alterar o seu humor.
Os níveis cerebrais de serotonina são diretamente dependentes da ingestão de alimentos, pois eles são fontes de aminoácidos e de carboidratos. A serotonina, por exemplo, é capaz de produzir a sensação de dor, além de ser sedativa, calmante e de induzir o sono. Por esse motivos, dietas pobres em carboidratos podem causar moleza, falta de energia e irritabilidade. Já a tirosina, produzida através da dopamina e da noradrenalina, transmite para o cérebro a sensação de energia e disposição, deixando o indivíduo mais alerta.
Por esses motivos, estudos mostram que a alimentação pode influenciar diretamente o humor de um paciente, provocando alterações verdadeiramente significativas. Confira, a seguir, a relação entre alguns alimentos relacionados ao seu humor:
Chocolate, banana, aveia e leite: fonte de triptofano, que estimula a produção de seretonina — responsável por bom humor e bem estar.
Oleaginosas: auxiliam na diminuição do estresse.
Pimenta: aumenta a produção de endorfina, responsável pela euforia e disposição.
Café: fonte de cafeína, estimula o sistema nervoso central e é capaz de induzir aumentos dos batimentos cardíacos e reduzir o sono.
Semente de abóbora e girassol: ricas em triptofano, podem melhor o humor para melhor.
Gema de ovo: fonte de colina que aumenta produção de acetilcolina, que melhora a disposição e a concentração.