Sempre pesquisamos sobre alimentos que podem ajudar na prevenção de doenças e complicações na nossa saúde. Pois podem anotar: o alho pode ser um bom aliado nesta tarefa. Diversos estudos comprovam seus benefícios e, entre eles, podemos destacar o potencial de melhorar os fatores de risco cardiovasculares, incluindo pressão arterial elevada, melhora do sistema imunológico, hipercolesterolemia, ação antibacteriana e antioxidante com ação antitumoral.
Pesquisas ainda mostram que a alicina, substância química que se forma quando o alho é esmagado, reduz os níveis de colesterol e promove a diminuição da pressão arterial — e ainda por sima, ela também auxilia o sistema imunológico e doenças cardiovasculares. Ufa!
O alho pode ser consumido in natura ou em capsulas. Para alguns pacientes, no entanto, o alimento pode causar o aumento de flatulência e má digestão. Nesses casos, as capsulas são um aboa opção — mas sempre procure a orientação de uma nutricionista. As quantidades a serem consumidas ainda não são descritas com precisão, mais estudos não necessários para determinar um quantidade ideal.