Se o seu objetivo é perder peso, não adianta manter a dieta a risca durante a semana, e sair comendo tudo que encontra pelo caminho durante os fins de semana. Escuto de diversos pacientes no consultório que o paciente está seguindo tudo certinho, mas não perde peso. No entanto, quando peço que ele faça um diário de tudo que ingeriu, fica claro o tamanho do estranho que um fim de semana pode fazer.
Mas muita calma nessa hora: você não precisa se fechar numa bolha ou virar uma pessoa antissocial para seguir a dieta direitinho. Basta fazer boas escolhas ou escolhas “menos piores”. Para te ajudar neste tarefa, seguem algumas dicas valiosas:
No restaurante japonês: prefira preparações apenas com peixe e sem arroz, como sashimi no lugar do sushi, por exemplo. Shimeki e shitake, se feitos sem manteiga ou creme de leite, são bem vindos. Use o mínimo de shoyo, ainda que na versão light — este molho é responsável por uma quantidade insana de sódio. Capriche no gengibre, que tem ação termogênica.
No restaurante árabe: prefira uma salada com um kibe assado, kafta assado ou michui — mas lembre de cortar o pão da salada e evite coalhada e pastas, afinal elas tem muita gordura.
No restaurante italiano: opte por uma salada como entrada, evite pães e foccacias e opte por preparações com molho vermelho e sempre sem recheio.
Na pizzaria: coma no máximo dois pedaços e prefira os sabores como atum e abobrinha sem queijo.
Na lanchonete: escolha o hambúrguer no prato, acompanhado de salada.
Na doceria: opte por sorvetes a base de frutas sem leite.
Com foco e equilíbrio, é possível chegar aos seus objetivos sem precisar se isolar do mundo!