A importância do pós-treino na recuperação muscular
Hoje vamos falar da importância do pós-treino para a nossa recuperação muscular. Afinal, todos se preocupam com o que comer pré-treino e se esquecem do pó-treino, que também merece atenção. Durante a prática esportiva consumimos a reserva de energia presente nos músculos, ocorre quebra de fibras musculares e produzimos grande quantidade de radicais livres. Ou seja, é preciso […]
Hoje vamos falar da importância do pós-treino para a nossa recuperação muscular. Afinal, todos se preocupam com o que comer pré-treino e se esquecem do pó-treino, que também merece atenção. Durante a prática esportiva consumimos a reserva de energia presente nos músculos, ocorre quebra de fibras musculares e produzimos grande quantidade de radicais livres. Ou seja, é preciso repor perdas para evitar lesões, queda de imunidade, entre outros prejuízos!
A ingestão de proteínas é bastante importante, bem como a de carboidratos e cuidar da hidratação! Suco de beterraba tem sido apontado como um grande aliado por ser boa fonte de nitrato, que influencia na tolerância ao esforço.
+ Redes sociais: como elas podem ajudar na dieta
O uso de proteínas isoladas pode sim ser de grande valia, desde que haja necessidade para tal uso. Vale lembrar que a ingestão excessiva de proteínas aumenta os estoques de gordura, assim como excesso de gordura e de carboidrato!
Para atividades intensas e/ou de longa duração, o ideal é combinar proteínas de absorção rápida, como whey isolado, e carboidratos de rápida absorção, já que após o exercício temos a chamada “janela de oportunidade”, onde o organismo está mais “ávido” por esses nutrientes e os absorve mais eficientemente para repor estoques.
+ Azia: saiba quais alimentos devem ser evitados
Para atividades moderadas e não altamente intensas não são necessários suplementos. Uma refeição equilibrada definitivamente suprirá suas necessidades! A combinação de uma proteína magra como queijo magro e pão integral OU massa com atum OU uma fruta e um iogurte magro ou leite magro pode ser suficiente.
Vale também reforçar que água e isotônicos (em alguns casos) devem fazer parte do seu pós-treino.
Consulte sempre um profissional para que este avalie suas necessidades e indique a melhor estratégia nutricional.