Na surdina, o bar Venga! encerrou as operações em São Paulo. Desde o fim de outubro, o paulistano não encontra mais na Vila Madalena o salão com belos aros iluminados no teto nem as boas batatas bravas lambuzadas de molhos picante e de alho. Representante espanhol na cidade, o endereço foi considerada o bar revelação de 2012 no guia VEJA COMER & BEBER.
Leia também: Sucesso no Rio, Lima Restobar ganha unidade em São Paulo
O sócio Fernando Kaplan atribui o fechamento à queda de movimento na unidade, em torno de 30% nos últimos dois anos, e ao alto preço do aluguel. “Estava por volta de 17 mil reais, e não quiseram renegociar”, afirma. Também contou na decisão o fato de o imóvel ser amplo, o maior da rede nascida no Rio de Janeiro em 2009. “Nossa característica é manter espaços menores”, explica.
Kaplan diz estar em busca de um ponto menor nos Jardins e no Itaim Bibi para trazer a casa de volta. “Nossa meta é reabrir o Venga! em São Paulo no primeiro semestre de 2017″, promete. A filial paulistana chegou à capital paulista no fim de 2011. Ficava em uma esquina da Vila Madalena, pertinho do Astor, bar da Cia. Tradicional de Comércio, grupo que foi sócio do espanhol até 2015.
Parte dos móveis da finada unidade já foi transferida para o Venga! Taberna, nova empreitada de Kaplan e sua turma no Jardim Botânico, no Rio. Neste ano, também foi aberto em terras cariocas o Venga! Chiringuito (leia mais sobre a casa aqui), uma versão praiana em Copacabana. Continuam em pé ainda os dois endereços do Venga!, no Leblon e em Ipanema, também no Rio de Janeiro.
Por SAULO YASSUDA
Tem algum bar para me indicar? Escreva nos comentários abaixo, por e-mail (saulo.yassuda@abril.com.br) ou no Instagram (@sauloy).
Leia mais:
+ Botecagem é o festival gastronômico para boêmios
+ Chef Renata Vanzetto inaugura o bar MeGusta