Avatar do usuário logado
OLÁ,

Notas Etílicas - Por Saulo Yassuda

Por Saulo Yassuda Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
O jornalista Saulo Yassuda cobre cultura e gastronomia. Faz críticas de bares na Vejinha há dez anos. Dá pitacos sobre vinhos, destilados e outros assuntos
Continua após publicidade

Joaquim Lopes inaugura bar-restaurante no Ipiranga: “mais gourmet”

Recém-saído da Globo, ator e apresentador que é formado em gastronomia ingressa no ramo culinário. Confira a entrevista

Por Saulo Yassuda Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
29 mar 2024, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ator Joaquim Lopes anunciou, um mês atrás, sua saída da Globo depois de catorze anos. E já tem um trabalho engatilhado — e não, não é em outra emissora. O artista, que está em cartaz no musical Beetlejuice, no Teatro Liberdade, inaugurou na quarta (27) um bar, o Oripi. Fica no Ipiranga, bairro onde um dos avôs e o pai de Joaquim viveram.

    Além de ter feito parte do elenco de novelas como Império e de ter apresentado o Vídeo Show, o ator é também cozinheiro, formado em gastronomia em 2004. Para quem não lembra, ele apresentou também um reality culinário, o Cook Island – Ilha do Sabor, no GNT.

    Na nova casa, um misto de bar e restaurante autodenominada “boteco de chef”, Joaquim é responsável também pelo cardápio, cheio de toques pessoais.Prepara petiscos como pastel de vento para comer com crudo de carne e as ostras com espuma de limão e azeite de carvão mais raspadinha de manga.

    oripi-fachada
    Fachada do Oripi: novo bar de Joaquim Lopes (Guilherme Bertoldo/Divulgação)

    O menu também tem uma seleção de sandubas, como o de mortadela italiana e parmesão com manteiga de pistache na focaccia, e pratos, caso do ravióli de ricota e abóbora, espuma de parmesão e farofa de linguiça. Para bebericar, há uma lista de drinques clássicos ou com alguma invenção, entre eles o gim-tônica com geleia de melão.

    Continua após a publicidade

    Joaquim toca o bar com o diretor Raoni Carneiro, o empresário Caio Sbrano, o advogado Marco Loureiro e o produtor audiovisual Julio Loureiro.

    LEIA, ABAIXO, TRECHOS DA ENTREVISTA COM JOAQUIM LOPES

    O que é um “boteco de chef”, como vocês se autodenominam?

    Temos pratos como o bolovo, só que a gente faz um bolovinho, com ovo de codorna e maionese de (molho picante) sriracha e apresentação diferenciada. É pegar essa comida de boteco e elevar o prato em si, ser mais gourmet.

    O público vai te ver no estabelecimento?

    Não tenho como estar aqui todos os dias, até por conta de agenda. Mas, quando puder, estarei no restaurante. Esse mês estou direto, treinando a equipe da cozinha.

    Continua após a publicidade

    É mais difícil decorar um texto longo, apresentar um programa ou criar um cardápio?

    São situações diferentes. Se na apresentação ou atuação você está meio que emprestando sua experiência de vida para contar outra história, na cozinha, quanto mais você for fiel a você mesmo, melhor o resultado.

    Oripi
    Rua Cipriano Barata, 2640, Ipiranga.
    Instagram: @oripiboteco.

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Publicidade