Avatar do usuário logado
OLÁ,

Na Plateia

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

Tonico Pereira em “O Julgamento de Sócrates”: convicto de suas ideias

As referências ao personagem da Antiguidade se fundem o tempo inteiro à biografia do intérprete no monólogo em cartaz no Teatro Nair Bello

Por Dirceu Alves Jr.
26 jul 2018, 13h08
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ator de incontestável carisma, Tonico Pereira ganhou reconhecimento por papéis populares, defendidos com personalidade marcante. Confiante nessas qualidades, ele propõe um jogo aos espectadores de O Julgamento de Sócrates.

    O monólogo de Ivan Fernandes, livremente inspirado na obra de Platão, parte do momento em que o filósofo grego apresenta suas ideias aos jurados do tribunal de Atenas para evitar a pena de morte. O pecado de Sócrates foi pregar pontos de vista incômodos e convencer muitos jovens de que poderia ter razão.

    + “Agosto” e o teatro em sua essência.

    As referências ao personagem da Antiguidade se fundem o tempo inteiro à biografia do intérprete, que relata passagens de sua história e o encontro com pessoas que o influenciaram na adolescência e na trajetória profissional. Em um depoimento objetivo, Tonico Pereira discute noções de sabedoria e exigências comuns ao longo do tempo, como a valorização do dinheiro e a substituição de conceitos próprios por aqueles que são mais bem compreendidos pela maioria.

    + “Pacto”: enfim um musical de temática adulta.

    Continua após a publicidade

    O ator, amparado na própria empatia, traça paralelos com decepções políticas e episódios da história recente do país. Finge apoiar-­se na filosofia enquanto narra mais uma trama de inadequação, no caso a dele mesmo, e envolve a plateia graças ao autoconhecimento. Direção de Ivan Fernandes e Tonico Pereira (55min). 12 anos. Estreou em 21/7/2018.

    + Teatro Nair Bello. Shop­ping Frei Caneca, 3º andar. Sábado, 21h; domingo, 19h. R$ 60,00. Até 9 de setembro.

    Publicidade

    Publicidade