Avatar do usuário logado
OLÁ,

Na Plateia

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

Prêmio Shell de Teatro anuncia os indicados da 33ª edição

Entre os destaques está "Ficções", monólogo com Vera Holtz, e "Sem Palavras", espetáculo da Companhia Brasileira de Teatro, ambos com cinco indicações

Por Júlia Rodrigues
Atualizado em 2 fev 2023, 14h54 - Publicado em 2 fev 2023, 14h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Prêmio Shell de Teatro acaba de divulgar os indicados da sua 33ª edição. A premiação contempla espetáculos que fizeram temporada no Rio de Janeiro e em São Paulo fora do período da pandemia, ou seja, entre 1° de janeiro e 31 de março de 2020 e 1° de abril a 31 de dezembro de 2022. A cerimônia de entrega acontece em 21 de março, no Rio.

    Neste ano, o Shell conta com um regulamento especial devido à crise sanitária e houve modificações no júris carioca e paulistano. Os novos nomes são Leandro Santanna (produtor cultural, gestor público e ator) e Paulo Mattos (curador e produtor cultural) no Rio de Janeiro e Luh Maza (dramaturga, diretora, roteirista e atriz) em São Paulo.

    +Laila Garin vive Carmen Miranda em nova temporada de musical sobre cantora

    Outra novidade é que a categoria Inovação passa a se chamar Energia que Vem Da Gente, premiando iniciativas culturais de impacto social positivo. Da capital paulista, alguns dos indicados são a Cia Munguzá de Teatro, pelas ações de acolhimento da população da Cracolândia, no Centro, e o coletivo Os Satyros, de Ivam Cabral, pelo projeto A arte de enfrentar o medo, que reuniu artistas de vários países simultaneamente em uma espetáculo virtual durante a pandemia.

    Os destaques deste ano foram as peças Ficções, monólogo de Rodrigo Portella com Vera Holtz, que entrou em cartaz no mês passado na capital, após temporada no Rio, e Sem Palavras, da Companhia Brasileira de Teatro, que mistura dança, música e performance, que teve estreia em janeiro do ano passado. Ambas acumulam, cada uma, cinco indicações, entre melhor direção, dramaturgia e atriz.

    As homenageadas da 33ª edição são Léa Garcia, que completa 90 anos em 2023, expoente do TEN – Teatro Experimental do Negro, com diversos trabalhos no teatro e na televisão, e Teuda Bara, fundadora de uma das maiores companhias do país, o mineiro Grupo Galpão.

    Confira abaixo a lista completa de indicados:

    Continua após a publicidade

    Seleção do júri de São Paulo

    DRAMATURGIA

    DIREÇÃO

    ATOR

    Continua após a publicidade

    ATRIZ

    CENÁRIO

    FIGURINO

    Continua após a publicidade

    ILUMINAÇÃO

    MÚSICA

    ENERGIA QUE VEM DA GENTE

    Continua após a publicidade

    +Neyde Veneziano atualiza Teatro da Revista com drag queens em espetáculo

    Seleção do júri do Rio de Janeiro

    DRAMATURGIA

    DIREÇÃO

    Continua após a publicidade

    ATOR

    ATRIZ

    CENÁRIO

    FIGURINO

    ILUMINAÇÃO

    MÚSICA

    ENERGIA QUE VEM DA GENTE

    +Assine a Vejinha a partir de 9,90.

    Publicidade

    Publicidade