Com Rosana Stavis, “Nebulosa de Baco” traz duelo entre atrizes
Marcos Damasceno assina o texto e a direção do espetáculo que estreia quinta (24) no CCBB

A premiada companhia curitibana Cia. Stavis-Damaceno desembarca em São Paulo com seu novo espetáculo, “Nebulosa de Baco”, em cartaz a partir de quinta (24), no CCBB. Com dramaturgia e direção de Marcos Damaceno, esta é uma boa oportunidade de ver em cena uma das maiores damas do teatro brasileiro, Rosana Stavis, que divide o palco com Helena de Jorge Portela. Com uso de metalinguagem, a montagem — inspirada na obra do italiano Luigi Pirandello (1867- 1936), Nobel de literatura, e em relatos de histórias reais — acompanha o processo de duas atrizes numa sala de ensaio, construindo suas personagens para um espetáculo no qual vivem uma filha e seu pai.
Assim, como uma peça dentro da outra, uma cômica e outra dramática, realidade e ficção se confundem. “A sala de ensaio é um espaço fascinante de caos e criação, onde atrizes reconhecidamente fortes revelam suas fragilidades e inseguranças”, ressalta o diretor. Na busca pela melhor interpretação, as personagens levantam questões delicadas, como traumas causados pela violência e um abuso sexual na infância. O ritmo vertiginoso em que a encenação apresenta os pensamentos, aparentemente desordenados, é uma marca do grupo. O título une termos da astronomia e da mitologia: nebulosas são uma espécie de berçário de estrelas e Baco, deus do vinho e do teatro, representa a fertilidade criativa (90min). 12 anos.
CCBB. Rua Álvares Penteado, 112, centro, 4297- 0699 →A partir de 24/4. Qui. e sex., 19h. Sáb. e dom., 17h. R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia). Até 8/6. ccbb.com.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 17 de abril de 2025, edição nº2940.