Grupo TAPA estreia ‘Festival de Comédias’ com clássicos de Feydeau
Em cartaz no Teatro Itália, com elenco de peso e direção de Eduardo Tolentino

Com 45 anos de bons serviços prestados ao teatro, o Grupo Tapa dá boas-vindas a 2025 com o Festival de Comédias, composto por duas peças curtas do dramaturgo francês Georges Feydeau (1862-1921), ambas dirigidas por Eduardo Tolentino de Araújo e encenadas no Teatro Itália, na República.
Em cartaz às quintas e sextas, às 19h, ‘A Falecida Senhora Sua Mãe’, escrita em 1908, traz o humor característico do autor ao acompanhar mal-entendidos e situações absurdamente cômicas que sucedem a morte da mãe de um dos personagens. Tratando questões de herança e trocas de identidade, ele revela convenções sociais da época numa trama ambientada em um quarto onde o protagonista, vestido de Luís XIV após uma festa à fantasia, enfrenta situações que expõem o falso moralismo da classe média. Tolentino destaca que esta foi a primeira obra de Feydeau no repertório do Teatro da Comédie-Française. No elenco estão Fernanda Viacava, Fernando Nitsch, Paloma Galasso e Maurício Bittencourt. (70 min). 14 anos.
Montagem do texto de 1911, ‘Não Andes Nua por Aí’ também satiriza o moralismo hipócrita da burguesia européia do início do século XX. Encenada aos sábados e domingos, a trama gira em torno de Ventroux, um político preocupado com a imagem pública que vê sua carreira ameaçada ao receber visitas inesperadas, como a de um opositor e a de um jornalista, enquanto sua esposa, Clarice, anda pela casa em trajes sumários. Criticando o jogo de aparências da classe política, a peça, ambientada no verão europeu, traz cenografia solar, homens vestindo linho e Clarice em uma camisola de renda. Em cena estão André Garolli, Camila Czerkes, Laerte Melo e Maurício Bittencourt. (80 min). 14 anos.

Teatro Itália. Avenida Ipiranga, 344, República, ☎ 5468-8382. Qui., sex. e dom., 19h. Sáb., 20h. R$ 40,00 a R$ 80,00. Até 23/2. sympla.com.br
Publicado em VEJA São Paulo de 10 de Janeiro de 2025, edição nº 2926