Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Na Plateia

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.)

Exposição Gianni Ratto 100 Anos leva o mestre ao Sesc Consolação

O diretor italiano, que ajudou a consolidar o conceito de encenação no Brasil, ganha retrospectiva com abertura na terça (7)

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 1 fev 2017, 18h36 - Publicado em 1 fev 2017, 17h30
Gianni Ratto nos tempos do Teatro dos Sete (Divulgação) (/)
Continua após publicidade

O italiano Gianni Ratto (1916-2005) embarcou para o Brasil na década de 50 para, como vários de seus conterrâneos, criar um novo padrão para nosso teatro. Estreou por aqui no comando de O Canto da Cotovia, com a atriz Maria Della Costa, que inaugurou a sala de espetáculos com seu nome, seguiu para o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), se mudou para o Teatro dos Sete, encabeçado por Fernanda Montenegro, Fernando Torres, Sérgio Britto e Ítalo Rossi, e pela vida afora assinou espetáculos marcantes que fizeram dele um dos maiores nomes da cena brasileira contemporânea.

Boa parte dessa história será revista na exposição Gianni Ratto – 100 Anos, que ocupará a área de convivência do Sesc Consolação de 7 de fevereiro a 29 de abril. Com curadoria da historiadora da arte Elisa Byington e da designer Antonia Ratto, filha do diretor, a mostra traz as múltiplas facetas do artista, que ainda foi cenógrafo, figurinista, iluminador, escritor e ator, contando sua trajetória desde a Itália, onde atuou na reconstrução do teatro no pós-guerra, até a consagração no Brasil em montagens célebres como Gota D’Água, protagonizada por Bibi Ferreira.

gianni-ratto
(Olga Vlahou)

O projeto expositivo de Lidia Kosovski e Claudia Pinheiro é estruturado como uma grande caixa cênica que convida o público a atravessar as cortinas rumo ao universo do artista.  As obras estão dispostas em painéis pendurados por cordas, onde fotos, esboços, croquis finais em diferentes técnicas (originais e fac-símiles), maquetes, objetos e recortes de jornal recompõem fragmentos do que foi cada montagem para o qual as obras foram criadas. Projeções, maquetes virtuais e instalações sonoras são também podem aproximar o público do universo do teatro.

+ Sesc Consolação. Rua Doutor Vila Nova, 245, Vila Buarque. Visitação de 8 a 29 de abril de 2017. De segunda a sexta, das 11h30 às 21h30. Sábados e feriados, das 10h às 18h30. Grátis.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.