Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Na Plateia

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

Dois festivais de dança se unem com programação gratuita na Paulista

A estreante Mostra Internacional de Dança de São Paulo e a Semana Paulista de Dança fazem parceria com coreografias que vão do jazz ao balé clássico

Por Laura Pereira Lima
22 ago 2024, 17h00
mostra-internaiconal-de-danca
Yin Yue Dance Company: atração estrangeira (Sarah Jeffers/Divulgação)
Continua após publicidade

Nas próximas semanas, a Avenida Paulista se tornará o epicentro da dança na capital com a realização, em conjunto, de dois grandes eventos dedicados à arte coreográfica entre 27 de agosto e 1º de setembro. A 6ª Semana Paulista de Dança ocupará o Masp ao mesmo tempo que a estreante Mostra Internacional de Dança de São Paulo levará espetáculos para o Itaú Cultural.

A programação, toda gratuita, soma 22 espetáculos, nacionais e internacionais. A pluralidade foi o eixo central da curadoria, que reúne vertentes como o jazz, o flamenco, o balé clássico e a dança afrodiaspórica. “Queremos fortalecer o espaço para a dança plural, para diversos públicos, que converse com os nossos tempos”, explica Inês Bogéa, diretora artística da Mostra Internacional de Dança.

focus-cia-de-danca
Focus Cia. de Dança: abertura da Semana (Dantas Jr./Divulgação)

A MID, que será aberta com Corpos Turvos, do coletivo CIDA, do Rio Grande do Norte, e Yebo Musical, da companhia paulistana Gumboot Dance Brasil, terá duas atrações estrangeiras: Measurable Existence, da americana Yin Yue Dance Company, e No Estoy Solo, do coreógrafo argentino Iván Haidar. Já a Semana Paulista de Dança, dirigida por Anselmo Zolla, tem início no dia 28 com As Canções que Você Dançou pra Mim, da carioca Focus Cia. de Dança, e conta com uma coreografia de Deborah Colker interpretada por Thiago Soares, ex-primeiro bailarino do Royal Ballet de Londres.

“Estar junto é importante para a própria dança, porque um fortalece o outro”, compartilha Anselmo, sobre a empreitada conjunta. Inês acrescenta: “É algo singular e mostra esse desejo pelo diálogo”. Além de trazer uma programação variada, que inclui artistas de Natal, Curitiba, Goiânia e Petrolina, por exemplo, os eventos buscam diversificar o cenário paulistano. “Os dois festivais têm a função de dar oportunidade a companhias profissionais que não chegariam a São Paulo tão facilmente”, aponta Anselmo.

Continua após a publicidade

Mostra Internacional de Dança de São Paulo. Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149). 27/8 a 1°/9. 6ª Semana Paulista de Dança. Auditório do Masp (Avenida Paulista, 1578). 28/8 a 1º/9. Grátis.

Publicado em VEJA São Paulo de 22 de agosto de 2024, edição nº2907

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade