O festival itinerante Dança em Trânsito ocupa vários ambientes do Centro Cultural Fiesp com treze espetáculos de companhias do Brasil e de outros nove países.
A programação começa na terça (15) às 17h, na esplanada do local, com O que Eu Descubro no Corpo do Outro? Como Enriquecer um Espaço- Tempo Comum, que Abrigue a Diversidade e a Beleza que Podemos Criar Juntos?, criação resultante da Rotas Afora, residência que une bailarinos nacionais a artistas da França, República Checa e Ucrânia, inclusive refugiados.
Mais tarde, às 18h45, é apresentado no foyer do teatro La Medida que Nos Há de Dividir, no qual os bailarinos espanhóis Diego Pazó e Lucia Burguete abordam o conceito de fronteira.
A quarta (16) começa também na esplanada com Umbigo do Sonho, trabalho idealizado e estrelado pelo bailarino mineiro Fábio Costa. O solo, baseado na própria vida do artista, encena a realidade de jovens negros. Outro destaque é o solo Goldberg Variations, no Teatro Sesi às 19h30, no qual o italiano Virgilio Sieni dança ao som das composições homônimas do alemão Johann Sebastian Bach tocadas no piano.
Centro Cultural Fiesp. Avenida Paulista, 1313, ☎ 3146-7434. → Ter. (15) e qua. (16), a partir das 17h. Grátis. dancaemtransito. com.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 11 de agosto de 2023, edição nº 2853.