Em Gostava Mais dos Pais, comédia que estreia nesta sexta (1º) no Teatro Porto, os atores Bruno Mazzeo e Lucio Mauro Filho brincam, como o próprio nome sugere, com uma situação corriqueira na vida de ambos, as comparações com seus pais, os humoristas Chico Anysio (1931-2012) e Lucio Mauro (1927-2019), respectivamente, que também eram grandes amigos.
Chegando aos 50 anos de idade — Bruno tem 46 e Lucio, 49 –, a dupla usa a herança em comum como pontapé para discutir temas mais profundos, como a inadequação diante dos novos tempos e o esforço para acompanhar os mais jovens e não virar “tiozão”. “É uma peça muito honesta, pois fala do momento que estamos vivendo agora, de aprender que não somos mais os jovens, que há uma geração abaixo”, diz Lucio. Bruno, por sua vez, acredita que “o desafio hoje é nos adaptarmos sem perder nossa essência”.
No palco, eles interpretam vários personagens e versões de si mesmos em esquetes que retratam o cotidiano. Na primeira cena, por exemplo, os dois discutem se devem postar uma dancinha deles no TikTok. Se, na vida real, a resposta de Bruno seria não (“não faria não porque não acho legal, mas porque não conseguiria, mesmo”), Lucio tem uma posição diferente: “Minha filha mais velha usava o TikTok quando ele ainda era o Musical.ly e, na época, gravei várias dancinhas com ela. ainda não saiu um vídeo do Lucinho fazendo dancinha, mas está perto”, brinca. O texto é assinado por Aloísio de Abreu e Rosana Ferrão e a direção é de Debora Lamm (90min). 14 anos.
Teatro Porto. Alameda Barão de Piracicaba, 740, Campos Elíseos, ☎ 3366-8700. ♿ Sex. e sáb., 20h. Dom., 17h. R$ 80,00 e R$ 100,00. Até 14/4. @gostavamaisdospais.
Publicado em VEJA São Paulo de 01 de março de 2024, edição nº 2882