Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Na Plateia

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)

Com show de Alaíde Costa, espetáculo homenageia cantoras negras do Brasil

Divido em seis "capítulos", "Vozes Negras - A Força do Canto Feminino" recebe artistas e intelectuais para celebrar o legado de mulheres marcantes na música

Por Júlia Rodrigues
1 jul 2022, 13h03
Duas atrizes negras interpretam Carmen Costa e Elizeth Cardoso, cantoras da Era do Rádio. Ambas são negras. Bárbara (Carmen) usa um vestido comprido vermelho e um turbante branco na cabeça. Analu (Elizeth) usa um coque baixo e um vestido longo azul brilhante. Ela estão de costas uma para a outra, sorriem e levantam os braços em sinal de agradecimento
Bárbara Sut, como Carmem Costa, e Analu Pimenta, como Elizeth Cardoso: a Era do Rádio (Bernardo Cartolano/Divulgação)
Continua após publicidade

Após temporada no Rio, Vozes Negras – A Força do Canto Feminino está em cartaz no Teatro Sérgio Cardoso. O espetáculo é dividido em seis “capítulos”, apresentados um a cada semana, e atravessa ritmos musicais brasileiros a partir da história de resistência de suas representantes negras. 

O primeiro deles retrata a Era de Ouro do Rádio, entre 1930 e 1950, e homenageia Carmen Costa (Bárbara Sut) e Elizeth Cardoso (Analu Pimenta). No palco, a dupla de atrizes e cantoras negras interpretam seus grandes sucessos.

No decorrer da temporada, ainda serão apresentadas as trajetórias de artistas do samba, bossa-nova, jazz, soul, afropop e funk, com quatro sessões por semana. Um grupo de candaces, as dançarinas, introduzem o espetáculo, que não se limita à estrutura do teatro musical e também insere momentos de debates e shows de outras cantoras – algumas inclusive homenageadas no espetáculo. 

+Com codireção de Lázaro Ramos, peça questiona até onde vamos por um emprego

Quem for ao terceiro “capítulo”, Samba-canção e Bossa-nova, vai poder ouvir ao vivo a própria Alaíde Costa, nome homenageado junto à Dolores Duran, nos quatro dias. Com exceção dela, todas as outras cantoras participam apenas da estreia de cada espetáculo.

Alaíde Costa, cantora negra e idosa, canta no palco
Participação especial de Alaíde Costa: além dela, também haverá shows de nomes como Sandra de Sá e Margareth Menezes (Bernardo Cartolano/Divulgação)

Fecha o rol de convidadas intelectuais do feminismo negro como Djamila Ribeiro e Erika Hilton, que debatem com a participação da plateia o racismo estrutural e o que mudou e ainda deve mudar nos dias de hoje. A mediação fica por conta de Verônica Bonfim.

Continua após a publicidade

Completam o elenco Ester Freitas, Roberta Ribeiro, Vanessa Brown, Amanda Rocha, Iasmin Patacho, Jéssica Amendola, Júlia Rodrigues, Maria Antonia Ibraim, Nenega Barbosa e Carolina Carsi. A direção é de Gustavo Gasparani. Livre. (90min).

Programação 

Espetáculo 1: A Era de Ouro do Rádio

Artistas homenageadas: Carmen Costa e Elizeth Cardoso

Cantora convidada para uma das sessões: Eliana Pittman

Debatedoras convidadas – uma em cada sessão: Preta Ferreira, Erica Malunguinho e Adriana Barbosa (uma delas participa de duas sessões)

Espetáculo 2: Samba, Terreiro e Ancestralidade

Artistas homenageadas: Clementina de Jesus e D. Ivone Lara

Continua após a publicidade

Cantora convidada para uma das sessões: Áurea Martins  

Debatedoras convidadas – uma em cada sessão: Erika Hilton, Preta Ferreira e Ana Paula Xongani (uma delas participa de duas sessões)

Espetáculo 3: Samba-canção e Bossa-nova

Artistas homenageadas: Dolores Duran e Alaíde Costa

Cantora convidada para as quatro sessões: Alaíde Costa  

Debatedoras convidadas – uma em cada sessão: Rosane Borges, Domênica Dias e Erica Malunguinho (uma delas participa de duas sessões)

Continua após a publicidade

Espetáculo 4: Do Samba ao Jazz, sem limites

Artistas homenageadas: Alcione e Elza Soares

Cantora convidada para uma das sessões: Sandra de Sá  

Debatedoras convidadas – uma em cada sessão: Nina Silva, Patrícia Santos e Domênica Dias (uma delas participa de duas sessões)

Espetáculo 5: Do Soul ao Afropop

Artistas homenageadas: Margareth Menezes e Sandra de Sá

Cantora convidada para uma das sessões: Margareth Menezes 

Continua após a publicidade

Debatedoras convidadas – uma em cada sessão: Djamila Ribeiro, Eliane Dias, Patrícia Santos e Aretha Sadick 

Espetáculo 6: Novas Gerações 

Artistas homenageadas: Tati Quebra Barraco, Iza e Ludmilla

Cantora convidada para uma das sessões: Urias  

Debatedoras convidadas – uma em cada sessão: Claudia Miranda, Jaqueline Jesus, Leilane Ribeiro e Valéria Monã 

Teatro Sérgio Cardoso. Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista, ☎ ️ 3882-8080. ♿ Qui. a sáb., 20h30. Dom., 17h. R$ 50,00 a R$ 150,00. Até 7/8. teatrosergiocardoso.org.br.

Continua após a publicidade

 +Assine a Vejinha a partir de 9,90.

Publicidade