Os móveis e produtos mais lindos e funcionais do Brasil
No próximo dia 22, também conhecido como quinta-feira da semana que vem, o Museu da Casa Brasileira (MCB) realizará a 26ª edição do Prêmio Design MCB. Móveis, utensílios, luminárias e equipamentos de várias categorias terão seus traços postos à prova para a escolha do melhor design. É a principal e mais tradicional premiação de design […]

Freddy Van Camp, designer, professor da Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ e coordenador do júri formado por 46 profissionais, falou ao Morar em SP sobre o que é e o que não é tendência e sobre o quanto ele detesta a palavra “tendência”.
- O designer Freddy Van Camp, coordenador do júri (Foto: Marcelo Sarmento)
Dos produtos avaliados pelo júri, dá para ver alguma tendência, algo que devemos encontrar nas lojas em breve?
Não gosto muito dessa coisa de “tendência”. O Sérgio Rodrigues é um que, quando questionado sobre o que é a tendência, responde: “Não sei, não inventei nenhuma hoje”. O que temos é uma chance de olhar para o que a gente faz, para o que o Brasil está criando. São propostas, produtos que colocam a cara a tapa com inovações formais, estéticas.
Dessas inovações, qual chamou mais a sua atenção?
Não posso falar sobre os concorrentes porque vencedores e perdedores só serão conhecidos na cerimônia do prêmio. Mas uma coisa que me impressionou nesta edição foi a quantidade de empresas inscrevendo seus produtos. Eu já fui membro do júri em outras edições, então posso dizer: há cada vez mais empresas participando, o que é ótimo.

Climatizador bem-estar da Consul, 1º lugar da categoria Equipamento Eletrônico na premiação do ano passado
E com que tipo de produto?
Da linha branca há vários. GE, Brastemp, Electrolux… as grandes participam quase todos os anos. Até montadoras de carro já participaram: a Fiat colocou o novo Uno para concorrer no ano passado [ficou em 2º lugar na categoria Equipamentos de Transporte]. O design é hoje um fator estratégico. Pena que isso valha mais para as empresas multinacionais do que para as nacionais. Infelizmente a maior parte do empresariado brasileiro prefere ficar olhando o que é lançado lá fora primeiro para tentar fazer o mesmo por aqui. Acha que assim corre menos risco, mas a verdade é que temos ótimos designers, e design é cada vez mais um diferencial importante.