Essa é para quem tem adoráveis pestinhas correndo para cá e para lá pela sala, cozinha, quarto, corredor, banheiro etc etc etc. A personal organizer Sílvia Nogueira Pires, do Sem Bagunça, elenca cinco truques para manter os espaços em ordem sem dar um chilique nem acabar com a diversão dos pequenos. Quer aprender?
1) Se a criança já sabe ler, é imprescindível instalar prateleiras ou apoios para os livros. É preciso que seja um modelo que fique ao alcance delas e não tenha pontas, para que não se machuquem.
2) Se houver espaço embaixo da cama, caixotes rasos com rodinhas ou gavetões embutidos são ótimas opções para guardar brinquedos pequenos ou de montar e desmontar, que costumam ficar espalhados pelo quarto.
3) Caixas grandes de plástico com tampa que possam ser empilhadas são boas para guardar itens maiores, como jogos e bonecas. O ideal é ter uma para cada tipo de brinquedo.
4) Pequenos artistas podem fazer exposições temporárias em um quadro de cortiça. Os desenhos e as pinturas podem ser grudados com fita dupla face ou fita crepe, para que não se machuquem ao manejar alfinetes e tachinhas. Quando crescerem, o mesmo quadro servirá para colocar fotos e recados.
5) Último e mais importante: ensine seus filhos a guardar cada coisa no lugar certo. Não permita que essa tarefa fique a cargo apenas de babás, empregadas e familiares. Se eles aprenderem desde cedo, se tornarão pessoas organizadas.