Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio
Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Memória

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.

Volkswagen anuncia retomada de investimentos na Via Anchieta

Após crise, empresa injetará 2,6 bilhões de reais na fábrica para a produção de dois modelos de carros

Por Maurício Xavier Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 set 2017, 06h00 - Publicado em 15 set 2017, 06h00

No mês passado, a Volkswagen anunciou que vai investir 2,6 bilhões de reais em modernização da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, para a produção de dois novos modelos, o hatch Polo e o sedã Virtus. O primeiro deve chegar ao mercado em novembro; o segundo está previsto para ser lançado em março do ano que vem.

As mudanças levarão a empresa a operar novamente em três turnos, o que não ocorre há dois anos, e a rever outras medidas para reduzir a produção, reflexo da crise econômica.

Hoje a unidade mantém apenas um turno — dos 9 000 funcionários, 680 tiveram o contrato suspenso e outros 1 500 estão em férias coletivas. Para suprir a demanda dos dois novos automóveis, o segundo turno voltará a ser implantado no fim deste mês, e o terceiro, em outubro. Desde julho, quando transferiu a produção do Gol para Taubaté, a fábrica de São Bernardo do Campo monta somente a picape Saveiro.

Inaugurada em 18 de novembro de 1959, com a presença do então presidente Juscelino Kubitschek, a montadora da Via Anchieta produziu alguns ícones do mercado automobilístico brasileiro nas últimas seis décadas, como Fusca, Variant, Brasília e Passat. Os primeiros robôs da linha de montagem remontam ao começo dos anos 80, época do lançamento de carros como Santana e Quantum.

Essa foi a segunda sede da marca por aqui. Em 1953, na Rua do Manifesto, no Ipiranga, na Zona Sul, alguns poucos operários iniciaram a montagem dos primeiros Fuscas brasileiros, com 1 200 cilindradas e peças importadas da Alemanha. Ao longo dos quatro anos seguintes seriam produzidas 2 268 unidades do modelo popular.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.