Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio
Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Memória

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.

A história da Vila dos Ingleses, no centro da cidade

Antigo local de residência dos engenheiros que trabalharam na construção da Estação da Luz, o espaço recebe evento cultural até domingo (11)

Por Carolina Moraes Atualizado em 9 mar 2018, 06h00 - Publicado em 9 mar 2018, 06h00

Com programação até este domingo (11), o projeto Heineken Block promove shows e intervenções artísticas gratuitas na chamada Vila dos Ingleses, uma via de 70 metros localizada na Rua Mauá, no centro. A área surgiu no começo da década de 10 para ser o jardim do palacete da marquesa de Itu e se consolidou nos anos seguintes como residência dos engenheiros britânicos responsáveis por erguer a Estação da Luz.

A arquitetura vitoriana ainda preservada das 28 unidades e sua importância histórica no desenvolvimento da cidade levaram o espaço a ser tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e em 2015 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).

Mas nem sempre o conjunto recebeu olhares atentos, oscilando entre períodos de atividades intensas e de abandono. A partir de 1946, com o fim da São Paulo Railway, uma das empresas que comandaram a construção da Estação da Luz, a Vila dos Ingleses atravessou um período de forte declínio e se tornou um cortiço nos anos 50. Apenas algumas décadas depois, em 1980, as casas passaram por uma revitalização e, a partir daí, entraram para o grupo das mais importantes construções paulistanas.

A transição para o perfil comercial ocorreu nessa época pelas mãos de Pierre Moreau, bisneto do fundador da vila. Escritórios de arquitetura e design foram instalados ali, mas as casas preservam até hoje os tijolos aparentes, os janelões de vidro e os telhados de inclinação acentuada.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.