Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Imagem Blog

Memória

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.

Todos os Bozos brasileiros

Desde 1980, quinze atores já viveram o personagem na programação do SBT

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
11 set 2017, 13h52 • Atualizado em 3 Maio 2021, 16h54
 (SBT/Divulgação)
Continua após publicidade
  • O palhaço Bozo, figura conhecida mundialmente, foi levado à TV brasileira por Silvio Santos em 1980. No início, o dono do Baú chegou a pensar em encarnar ele mesmo o personagem, mas mudou de ideia. No ar por ininterruptos doze anos, Bozo foi vivido por diversos atores diferentes, que se revezavam no papel quando o programa era transmitido em rede nacional. Ou ainda antes disso, nos tempos das TVs locais, algumas retransmissoras do SBT tinham seus próprios programas do Bozo, como Rio, Minas e Bahia, com atores locais.

    O Bozo era tão constante no SBT, chegando a ter um programa diário de oito horas de duração, que a emissora ganhou o apelido de Sistema Bozo de Televisão. Há poucos anos, numa nova investida, o palhaço voltou a ter um programa próprio, mas os baixos índices de audiência fizeram com que este novo sonho fosse cancelado.

    Conheça aqui todos os atores que viveram o personagem desde 1980.

    • Wandeko Pipoca (1980-1982)

    Wanderley Tribeck, o Wandeco Pipoca, foi o primeiro Bozo brasileiro. Ele foi escolhido por Larry Harmon, o dono da franquia, e estreou em 1980 na antiga TVS, que era retransmitida em São Paulo pela Record, ainda uma emissora local naquela época.

    wandeco-ok
    Wandeco Pipoca – o primeiro Bozo brasileiro (Veja São Paulo/Divulgação)

    • Luís Ricardo (1982-1990)

    Figurinha carimbada no SBT até hoje, Luís Ricardo Monteiro foi convidado a substituir Wandeko Pipoca como Bozo, e assim o fez, alternadamente com outros atores até 1990. Além de ator, ele é apresentador e cantor, responsável, entre outras coisas, pela versão dublada da música do desenho Duck Tales – Os Caçadores de Aventuras. Em 2011, num especial da emissora, ele vestiu novamente a roupa do palhaço.

    Continua após a publicidade
    luis-ricardo
    Luís Ricardo (SBT/Divulgação)

    • Arlindo Barreto (1982-1986)

    Ator desde os anos 70, Arlindo é filho da atriz Márcia de Windsor. O mais controverso Bozo da história assumiu o papel também em 1982, quase simultaneamente com Luís Ricardo, ficando no papel até 1986. Durante esse período foi viciado em drogas, fato que é mostrado no filme Bingo – O Rei das Manhãs, baseado em sua história. Foi com ele a famosa cena em que um menino fala um palavrão no ar.

    arlindo-ok
    Arlindo Barreto – inspiração para o filme Bingo o Rei das Manhãs (Veja São Paulo/Divulgação)

    • Paulo Seyssel (1983)

    Conhecido até então como o palhaço Pula Pula, Paulo Seyssel se tornou o Bozo em 1983, quando outros atores começaram a revezar o papel com Luís Ricardo. Seu sobrenome nos faz lembrar dos lendários Palhaço Arrelia e Pimentinha, e isso não é coincidência. Ele é filho de Pimentinha e sobrinho do Arrelia. Ficou pouco tempo no papel porque era magro demais para o personagem.

    paulo-seyssel
    Paulo Seyssel – família de palhaços (Veja São Paulo/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    • Jonas Santos (1983-1984)

    Jonas Santos era o Palhaço Rapadura em Minas Gerais. Ele se tornou palhaço meio por acaso, levado pela mãe a um teste, e acabou agradando. Quando soube que Silvio Santos procurava atores para viver o Bozo em outras praças, se candidatou e veio a São Paulo observar Luís Ricardo e Arlindo Barreto atuando. O teste de fogo foi apresentar um bloco do programa do Bozo ao vivo, e ele se saiu muito bem. Foi contratado e apresentou o programa na TV Alterosa nesse período.

    • Evandro Antunes (1984-1985)

    Quando Jonas Santos deixou o programa para estudar nos Estados Unidos, Evandro Antunes assumiu o personagem em Minas. Sem experiência, ele ganhou a vaga porque percebeu que o Bozo era antes de tudo um apresentador, e não só um palhaço. Seguiu à risca as instruções e ganhou o papel.

    evandro-antunes
    Evandro Antunes – Bozo mineiro (Veja São Paulo/Divulgação)

    • Cau Alves (1983-1985)

    Cau era o Bozo no SBT da Bahia. No programa local, Bozo ficava sozinho num pequeno estúdio, atendendo ligações das crianças e anunciando desenhos.

    • Charles Myara (1982-1985)

    Charles revezava com Nanni de Souza o papel de Bozo na TVS Rio nesse período. Apesar do pouco tempo no ar, ele diz que ainda hoje é reconhecido nas ruas do Rio.

    Continua após a publicidade
    charles-myara
    Charles Myara – o Bozo das manhãs cariocas (Veja São Paulo/Divulgação)

    • Nanni Souza (1982-1985)

    Nanni fez o personagem pela primeira vez por acaso, quando o intérprete oficial faltou. Acabou ficando no ar por quatro anos no ar no Rio.

    nanni-souza
    Nanni Souza – Bozo substituto que deu certo (Veja São Paulo/Divulgação)

    • Décio Roberto (1984-1991)

    O nome verdadeiro dele é Eliseu Abreu da Silva, e seu nome artístico Décio Roberto foi sugerido pela dupla Tonico e Tinoco. Foi contratado como Bozo em 1984, ficando no papel até o programa ser cancelado, em 1991. Mais tarde, nesse mesmo ano, ele morreu.

    • Luiz Leandro (1985-1986)

    Mais conhecido como o Palhaço Remelexo, Luiz Leandro se tornou um dos Bozos quando o programa passou a ser produzido somente em São Paulo e transmitido para todo o país.

    Continua após a publicidade

    • Marcos Pajé (1986-1989)

    Marcos Góes, seu nome verdadeiro, se revezou com Luís Ricardo, Arlindo Barreto e Décio Roberto no papel nesse período. Em entrevista recente, ele revelou que chegou a entrar no ar sob o efeito de drogas. Depois de anos de dependência, hoje ele está recuperado e escreve músicas para a dupla Patati Patatá.

    marcos-pajé
    Marcos Pajé – fase difícil (SBT/Divulgação)

    • Edílson Oliveira da Silva (1986-1987)

    Lembrado como o Chiquinho do programa da Eliana, Edílson era um dos quatro atores que se revezavam como Bozo nesse período.

    edilson-oliveira
    Edilson Oliveira – Chiquinho e Bozo (SBT/Divulgação)

    • André Luiz Sucesso (2007-2011)

    Sem programa fixo, mas em participações especiais na programação do SBT entre 2007 e 2011, Bozo foi interpretado pelo ator André Luiz Sucesso.

    Continua após a publicidade

    • Jean Santos (2012-2013)

    Com renovação de contrato com a Larry Harmon Pictures, o palhaço Bozo pôde finalmente voltar ao ar num programa próprio, e foi muito bem recebido pelo público, indo ao ar inicialmente no Bom Dia e Companhia, e depois aos sábados, tendo de volta os personagens Vovó Mafalda, Papai Papudo e Salsi Fufú. Nessa fase, Bozo foi vivido por Jean Santos, ex-Patati Patatá. Em 2013, o programa foi novamente cancelado, mas como o contrato ia até 2015, o palhaço continuou fazendo aparições esporádicas nos programas infantis da emissora.

    jean-santos
    Jean Santos – o mais recente a viver o personagem (SBT/Divulgação)

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês