Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Imagem Blog

Memória

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.

Tradicional sinagoga da capital vira moderno centro comunitário

Inauguração está prevista para o mês de agosto

Por Thaís Oliveira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
1 jun 2018, 06h00 • Atualizado em 5 fev 2020, 14h05
Sede da sociedade nos anos 50: ajuda a refugiados da guerra (Federação IsraelIta do Estado de São Paulo/Divulgação/Veja SP)
Continua após publicidade
  • Considerada a segunda sinagoga mais antiga do estado, a Knesset Israel (assembleia de israel, em hebraico) ganhará casa nova. A sociedade foi fundada por dissidentes da Kehilat Israel, inaugurada em 1912, no Bom Retiro, onde hoje funciona o Memorial da Imigração Judaica. Após a cisão, o templo partiu-se em dois, e a nova entidade abriu as portas em 1916, também no bairro. Financiada pelos cerca de 300 associados da época, a obra demorou dois anos para sair do papel. O espaço serviu de abrigo aos imigrantes da Europa Oriental que deixaram o continente por ocasião da I Guerra Mundial. ]A experiência se repetiu durante os horrores da II Guerra.

    Sinagoga restaurada – Definitiva.jpg
    Prédio na Rua Doutor Brasílio Machado: inauguração em agosto (Federação IsraelIta do Estado de São Paulo/Divulgação/Veja SP)

    Na década de 30, a necessidade de ampliação levou à demolição do antigo imóvel, que deu lugar a uma estrutura mais ampla e suntuosa. Conforme os negócios prosperavam, a partir dos anos 70, os descendentes dos primeiros imigrantes passavam a ocupar o bairro de Higienópolis. Era preciso então erguer um segundo templo nesse reduto, para reunir estes e os antigos membros da comunidade. A sede na Avenida Angélica foi inaugurada em 1997 e, além das celebrações, abriga aulas de línguas, filosofia e outros temas. O novo lugar fica a poucos metros dali, na Rua Doutor Brasílio Machado. Incluirá duas sinagogas, com espaço para 500 e 120 pessoas, respectivamente, e um salão de festas de 400 lugares. Haverá também biblioteca, saunas e dois mikvás, tanques com água utilizados em rituais.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês