Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Memória

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.

Quem se lembra da Baratinha do Rodox?

O personagem de comercial que fez a venda dos produtos caírem

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
9 fev 2018, 13h08 •
 (Reprodução/Veja SP)
Continua após publicidade
  • Comerciais animados estão entre os preferidos do público brasileiro desde os anos 60. Na década de 70, uma grande safra de bons anúncios desse tipo apareceu nas telinhas, e o grande nome por trás dessa tendência foi Walbercy Ribas Camargo, criador e animador de diversos “reclames” de sucesso.

    São dele as animações do homenzinho azul e do bebê da campanha Cotonetes, o comercial animado estilo “Submarino Amarelo” para a USTop, e os vídeos surrealistas da campanha da Sharp, premiada com o Clio Awards em 1978.

    Um dos comerciais mais lembrados e exaltados daqueles tempos é o da baratinha dos inseticidas Rodox, de 1971. O personagem foi totalmente criado por Walbercy e caiu rapidamente nas graças do público, tanto que as vendas do inseticida diminuíram porque todo mundo ficou com pena da barata!

    Siga

     

    Veja o comercial:

    Continua após a publicidade

    A baratinha ficou tão famosa que ganhou vida própria, e estrelou seu próprio desenho animado, anos depois, agora sem o perigo de ser pega de surpresa pelo inseticida assassino. O curta metragem O Rinoceronte é raro e pouco conhecido do público, mas é uma das mais aclamadas obras de animação do país. Veja o desenho completo:

    A publicidade tem dessas coisas. Campanhas como a da Baratinha Rodox podem até ter um efeito negativo no primeiro momento do ponto de vista do cliente, mas o efeito prolongado de uma campanha bem feita faz o que um bom comercial se presta a fazer: deixar a marca nas mentes dos consumidores.

    Continua após a publicidade

     

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês