Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Imagem Blog

Memória

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.

Que falta faz o Playcenter!

Já faz cinco anos que o parque foi fechado

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
15 Maio 2017, 17h41 •
 (Acervo/Divulgação)
Continua após publicidade
  • Quem diz que parque de diversões é coisa pra crianças, realmente não sabe o que está dizendo. Adultos também gostam de se divertir. De sentir um frio na barriga cada vez que a montanha-russa ganha velocidade, de levar um susto ao se deparar com um fantasma num túnel escuro, ou de simplesmente passear por um local onde as pessoas riem e gritam de pavor ao mesmo tempo. O Playcenter era assim, um lugar mágico onde você podia ir com a família, com a namorada, com a esposa, com a vovó ou com a turma de amigos e todo mundo se divertia.

    1973
    Playcenter no ano da inauguração (www.playcerter.com.br/Divulgação)

    Desde que foi inaugurado, em 1973, o Playcenter  se transformou num cartão-postal de São Paulo, um centro de diversões como a cidade nunca tivera. Um lugar imenso, com brinquedos até então inéditos no Brasil, diversas lanchonetes e até espaço para a febre da época, os fliperamas.  Dava pra passar o dia todo por lá, tantas eram as atrações. Sabendo disso, o parque lançou em 1975 uma promoção que se tornaria o conhecido Passaporte da Alegria, mais uma novidade no país, que permitia andar em praticamente todos os brinquedos pagando somente a entrada no parque.

    passaporte
    Passaporte da Alegria (Acervo/Divulgação)

    Os quase 40 anos de vida do parque foram a alegria de gerações. Como esquecer da Super Jet? Ela foi a primeira montanha-russa de aço do Brasil, que hoje em dia mais pareceria um passeio para crianças pré-escolares, mas nos anos 70 era a atração principal do lugar.

    Continua após a publicidade
    superjet
    A montanha-russa Super Jet (www.playcenter.com.br/Divulgação)

    O Playcenter teve brinquedos memoráveis desde sua inauguração. Quem teve a sensação de voar no brinquedo Enterprise?  E teve vontade de nunca ter subido no Barco Viking depois da primeira volta? E quando a Super Jet deu lugar ao Boomerang, uma montanha-russa curta, mas que fazia o mesmo trajeto duas vezes, sendo a segunda de marcha a ré? Quem se lembra da boneca gigante Eva, que simulava o corpo humano? O teleférico, o Cataclisma, o Cine 2000, o Concorde, a imensa Roda Panorâmica, a mulher macaco Monga…. são tantas lembranças!

    eva
    A boneca Eva (www.playcerter.com.br/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    E as Noites do Terror, então? Criada em 88, foi atração máxima do parque por muitos anos, ao ponto de pessoas irem ao parque exclusivamente para participar do show macabro que a cada ano era diferente.

    Foi em 2012 que o parque fechou definitivamente. Já se vão quase cinco anos, e ele ainda faz falta. Somos todos órfãos do Playcenter! Outros parques surgiram depois, mais modernos, maiores e mais organizados. Mas, mesmo que estivessem localizados em São Paulo, não seriam como o Playcenter, que tantas histórias tem, que viu tanto acontecer nesses quase 40 anos, que tantas alegrias deu a tanta gente.

    Comercial do Looping Star 1980:

    Continua após a publicidade

    https://youtu.be/vJ9XIwCavOY
    Institucional do parque 1986:

     

     

    Publicidade
    TAGS:

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês