Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Memória

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.

Por onde anda o elenco do Castelo Rá-Tim-Bum?

Veja como estão hoje alguns atores do inesquecível programa

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
22 nov 2017, 15h55
 (Reprodução/Veja SP)
Continua após publicidade

Este ano é o 20o aniversário do final de produção de um dos programas mais queridos e marcantes da televisão brasileira de todos os tempos: o Castelo Rá-Tim-Bum. Por quase quatro anos e noventa episódios, o jovem Nino, de 300 anos de idade, viveu aventuras e aprendeu muito com seus amigos, as crianças Zequinha, Biba e Pedro,  com seu tio Dr. Victor e sua tia Morgana, além de outros amigos que o visitavam frequentemente.

Em formato didático, a série foi criada por Flávio de Souza, Cao Hamburger e Anna Muylaert , e tinha como público-alvo crianças de 3 a 8 anos de idade, a quem ensinava noções de cidadania, ecologia e até ciências e matemática, mas que também chegou a cativar o público mais velho. Chegou a ser exportada para países da América Latina, e foi indicada a diversos prêmios, ganhando como Melhor Programa Infantil no Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte em 1994, e ficando com a medalha de prata no Festival de Nova York no ano seguinte, na mesma categoria.

Tal foi a influência do programa para crianças daquela época, que ele é constantemente lembrado em exposições pela cidade, sendo sempre sucesso de público. Em 2014, no aniversário de 20 anos do início da série, o Museu da Imagem e do Som inaugurou uma mostra com objetos de cena e bonecos originais expostos, além de ambientes recriados. A mostra do MIS, que deveria durar apenas dois meses, acabou ficando em cartaz por sete, dada a quantidade de visitantes que recebeu.

E em março deste ano, o Memorial da América Latina lançou uma exposição ainda mais completa sobre o Castelo, que também já foi prorrogada diversas vezes, e continua em cartaz até fevereiro de 2018.

Veja abaixo como está parte do elenco do programa, todos adorados até hoje por seu público.

 

  • Nino (Cássio Scapin)

Na telinha desde o Perdidos na Noite de Fausto Silva, na Bandeirantes, em 1985, Cássio já ganhou diversos prêmios de atuação em vários trabalhos, entre eles o prêmio APETESP, Shell e o troféu APCA. Além do Castelo, fez diversos programas e novelas no SBT, Globo e Record, sendo seu trabalho mais recente a novela O Rico e o Lázaro, no papel de Beroso.

Continua após a publicidade
nino
(Reprodução/Veja SP)

 

  • Vítor (Sérgio Mamberti)

O veterano ator faz cinema desde 1966 e começou na televisão em 1968, mas está no teatro há ainda mais tempo: estreou em 1962. Seu trabalho mais recente é na série da Netflix 3%, de 2016. É um dos atores mais premiados da dramaturgia brasileira.

vitor
(Reprodução/Veja SP)

 

  • Morgana (Rosi Campos)
Continua após a publicidade

Experiente atriz de TV e cinema, ela estreou na novela Cavalo de Aço da Globo em 1973, aos 19 anos de idade. Fez também outras novelas de sucesso, como O Casarão e Roda de Fogo, além de participações em séries como Carga Pesada e A Grande Família. Seu trabalho mais recente foi na novela Tempo de Amar.

morgana
(Reprodução/Veja SP)

 

  • Biba (Cinthya Rachel)

Ela estreou na TV com apenas 7 anos de idade, num comercial do suco Tang, e antes do Castelo foi apresentadora do programa Cometa Alegria, na Manchete. Hoje, aos 37 anos, ela é formada em jornalismo e apresenta um programa sobre cuidados com a beleza em seu canal no YouTube e Instagram. Recentemente ela revelou que está grávida do primeiro filho.

biba
(Reprodução/Veja SP)
Continua após a publicidade

 

  • Pedro (Luciano Amaral)

Sua carreira teve início quando ele tinha 6 anos de idade, num comercial de Vick Vaporub. Fez sua estreia na TV na própria Cultura em 1991, na série Mundo da Lua, onde era o Lucas Silva e Silva, personagem que também foi muito marcante em sua carreira. Atualmente é ator, diretor, produtor e roteirista, e está constantemente envolvido com programas sobre videogames; até dubla o personagem Toma no game Elsword.

pedro
(Reprodução/Veja SP)

 

  • Zequinha (Freddy Allan)

Ele começou a carreira no teatro aos 7 anos de idade, em 1992, e ganhou o prêmio de ator revelação. Por conta disso, o diretor Cao Hamburger o convidou a fazer um teste para o Castelo, e ele foi prontamente aprovado. Fez poucas participações em TV, como na novela Vila Esperança, da Record, e programas como Você Decide e Retrato Falado, na Globo. Sua praia mesmo é o teatro, onde já ganhou diversos prêmios.

Continua após a publicidade
zequinha
(Reprodução/Veja SP)

 

  • Penélope (Ângela Dip)

Atriz e comediante, ela participou de diversas produções na Bandeirantes, Globo, SBT e Cultura, fazendo parte inclusive do infantil Rá-Tim-Bum, precursor do Castelo. Fez também parte do projeto Terça Insana, onde um grupo de comediantes realiza esquetes no estilo stand-up. Seu trabalho mais recente foi a série O Homem da Sua Vida, da HBO.

penelope
(Reprodução/Veja SP)

 

  • Dr. Abobrinha (Pascoal da Conceição)
Continua após a publicidade

Ator de teatro desde o início dos anos 70, sua estreia na televisão foi justamente com o Castelo. Seu personagem ficou tão conhecido que em 2014 ele escapou de um assalto porque o ladrão o reconheceu como Dr. Abobrinha. Outro personagem marcante em sua carreira foi o de Mário de Andrada na minissérie global Um Só Coração, personagem que foi revivido também na minissérie JK. Seu trabalho mais recente foi em Vade Retro, outra minissérie da Globo do início deste ano.

abobrinha
(Reprodução/Veja SP)

 

Canal oficial do Castelo Rá-Tim-Bum no YouTube:

https://www.youtube.com/channel/UCSTzvPF1Fti4v7DBc9WfJGA

 

Publicidade