Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Memória

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.

Compare os elencos das duas versões da novela A Viagem

A produção foi sucesso tanto na Tupi quanto na Globo

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
21 fev 2018, 16h09
 (Reprodução/Veja SP)
Continua após publicidade

Na década de 70, a Rede Globo começou a se firmar como a maior produtora nacional de telenovelas. Nessa época, sua grande rival na execução de folhetins era a Rede Tupi, emissora responsável pelos primeiros grandes sucessos da teledramaturgia diária, e que até aquela década levou ao ar produções inesquecíveis como Antônio Maria, Beto Rockfeller, O Profeta, Mulheres de Areia e, principalmente, A Viagem.

Sucesso gigantesco no horário das 20h, A Viagem foi escrita por Ivani Ribeiro, seu último trabalho na emissora como contratada. Ela baseou sua história nos livros Nosso Lar e …E a Vida Continua, ambos psicografados por Chico Xavier. Sua abordagem da vida após a morte era inédita nesse tipo de produção. Rendeu diversos protestos de religiosos, mas caiu no gosto do público, que acompanhava com atenção a história de Alexandre, um rapaz boa vida que mata uma pessoa num assalto, é condenado pelo crime, mas se suicida na cadeia, jurando voltar pra se vingar de todos que o colocaram lá.

A novela foi ao ar pela primeira vez na Tupi entre outubro de 1975 e março de 1976, em 141 capítulos, e ficou em primeiro lugar no Ibope porque a Globo estava reprisando Selva de Pedra com Regina Duarte, reprise essa que teve de ser arranjada às pressas porque a novela programada para o horário, Roque Santeiro, foi proibida na última hora pela Censura Federal. Cinco anos depois, em 1980, a Tupi começou a reprisar A Viagem, mas não foi até o fim, porque a emissora foi fechada naquele mesmo ano.

Assista à abertura da novela de 1975

Abertura refeita para a reprise de 1980

Continua após a publicidade

Ivani Ribeiro reescreveu para a Globo a novela A Viagem, com colaboração de Solange Castro Neves. A nova versão foi ao ar em 1994, com 167 capítulos, e foi exibida no horário das 19h, sendo até hoje um dos maiores sucessos do horário na emissora carioca.

Abertura da versão da Globo de 1994

Continua após a publicidade

Veja abaixo a relação dos personagens principais, e seus respectivos intérpretes, comparando as versões de 1975 e 1994.

dina

alexandre
(Reprodução/Veja SP)
Continua após a publicidade
otávio
(Reprodução/Veja SP)
teo
(Reprodução/Veja SP)
alberto
(Reprodução/Veja SP)
raul
(Reprodução/Veja SP)
Continua após a publicidade
estela
(Reprodução/Veja SP)

 

Publicidade