Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Imagem Blog

Memória

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.

Giorgio Moroder – 50 anos de carreira e ainda fazendo barulho

Você pode não lembrar o nome, mas certamente conhece suas músicas

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
8 Maio 2018, 11h51 •
 (Reprodução/Veja SP)
Continua após publicidade
  • Com uma extensa carreira na música, entre performances, produções, composições e arranjos, o italiano Hansjörg “Giorgio” Moroder já tem mais de cinquenta anos de carreira e ainda continua na ativa. Seu envolvimento com a música começou no início dos anos 60, quando ele se mudou para Berlim, na Alemanha, e gravou alguns singles com o nome Giorgio, cantando em alemão, italiano, espanhol e inglês. Mas foi em 1969 que ele estourou no mundo todo com a música Looky Looky, faixa que esteve presente no primeiro disco da cultuada Excelsior AM – A Máquina do Som, aqui no Brasil.

    Ouça Looky Looky no disco Excelsior A Máquina do Som

     

    Em 72, ele estourou novamente com a música Son of My Father, já em parceria com Pete Bellotte, seu letrista por quase toda sua carreira. A música foi parte da trilha sonora da primeira versão de novela Selva de Pedra. Relembre:

    https://youtu.be/oEDuybb4o6A

     

    Nessa época, a disco music já começava a dar seus primeiros passos, e ele ajudou a produzir diversos artistas para esse gênero, incluindo Donna Summer (Love to Love You Babe e I Feel Love), e Munich Machine, numa versão disco de A Whiter Shade of Pale do Procol Harum.

    I Feel Love, com Donna Summer, uma das músicas mais conhecidas de Giorgio

    https://youtu.be/Nm-ISatLDG0

    Continua após a publicidade

     

    Em 1977 lançou seu álbum From Here to Eternity, uma viagem conceitual banhada a sintetizadores. O álbum foi um enorme sucesso no mundo inteiro, e tornou o nome Giorgio finalmente muito conhecido no Brasil. Muita gente desconhecia o músico antes desse álbum. Era o auge das discotecas, e a música-título era umas das mais executadas nas pistas do mundo todo.

    Ouça o álbum completo

    https://youtu.be/32SvQB6idNc

     

    Em 1978, ele fez a trilha sonora do filme Expresso da Meia Noite, e foi premiado com o Oscar por seu trabalho. Nesse mesmo ano gravou o álbum Love is in You, Love is in Me, com Chris Bennet, e duas faixas fizeram enorme sucesso no Brasil, pois foram usadas em trilhas de novelas. E em 1979, lançou E=MC2, o único álbum que eu conheço cuja ficha técnica está na letra de uma das músicas.

    E=MC2, música com a ficha técnica na letra

    Continua após a publicidade

     

    A partir dos anos 80, Giorgio se destacou anda mais compondo trilhas sonoras para o cinema. Entre seus maiores destaques, estão Scarface, A Marca da Pantera, Top Gun, História Sem Fim e Flashdance. Ele também produziu hits como Call Me, do Blondie, e bandas como Information Society e Sigue Sigue Sputinik.

    Em 2013, ele foi homenageado pela dupla Daft Punk em uma faixa de seu álbum Random Access Memories. A faixa, intitulada Giorgio By Moroder usa o estilo de Giorgio, e também foi produzida por ele. Ouça:

     

    Em 2015 foi lançado seu álbum 74 is the new 24, mostrando que Giorgio ainda estava cheio de energia e boas ideias, aos 74 anos de idade. É desse álbum a parceria com a cantora Kylie Minogue, cuja música foi um grande sucesso naquele ano. Ouça aqui Right Here Right Now:

    Continua após a publicidade

    Seu trabalho mais recente é o álbum Déja Vu, que também é recheado de participações especiais, como Britney Spears. Giorgio está em plena forma, depois de mais de cinquenta anos praticamente reinventando a música a cada geração. Sua história tinha que ser matéria obrigatória em qualquer curso de música!

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês