Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Memória

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.

10 drinques que fizeram sucesso na década de 1970

Na balada, nas festas ou no boteco da esquina, essas eram algumas das bebidas mais pedidas nos tempos dos "Embalos de Sábado à Noite"

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
22 fev 2017, 13h23 • Atualizado em 25 fev 2017, 19h56
 (/)
Continua após publicidade
  • A mistura de alguma bebida alcoólica com ingredientes inusitados é feita desde que existe o hábito de ingerir álcool! Com o tempo, esses drinques especiais ganharam nomes e adeptos fervorosos, e, nos anos 1970, auge da disco music e da liberação sexual, eles fizeram mais sucesso do que nunca.  Na balada, nas festas ou no boteco da esquina, essas eram algumas das bebidas mais pedidas nos tempos dos Embalos de Sábado à Noite.

    1) Bombeirinho

    bombeirinho

    Siga

    Mistura de groselha com um destilado forte, que podia ser cachaça, vodca ou rum, e muito gelo picado. A aparentemente inofensiva groselha disfarçava o gosto do álcool, o que fazia a bebida subir muito rápido!

    2) Meia de Seda

    meia-de-seda

    Uma espécie de batida que leva leite condensado, amendoim, rum e licor de cacau. Fica muito suave e doce, por isso agradava principalmente as meninas.

    3) Maria Mole

    maria-mole

    Shot perfeito para o “esquenta”,  e por ser forte e barato fazia muito sucesso entre os rapazes que saíam pra dançar e conhecer umas gatinhas. São duas doses de conhaque, uma dose de Martíni, e gelo à vontade.

    Continua após a publicidade

    4) Mimosa

    mimosa

    A mistura clássica de champanhe com suco de laranja fica ainda melhor com uma dose de Triple Sec, pra dar um “grau” a mais no seu drinque. A bebida francesa pode ser substituída por qualquer vinho branco espumante, inclusive cidras, que era a forma mais comum de fazer esse coquetel nos anos 70.

    5) Rabo de Galo

    rabo-de-galo

    Clássico do boteco, esse drinque leva uma dose de cachaça e uma dose vermute, o que o deixa muito forte para os paladares femininos. Os homens são seus maiores fãs desde sempre!

    6) Caju Amigo

    caju-amigo

    Continua após a publicidade

    Criado em 1974 no antigo Bar Pandoro, em São Paulo, o Caju Amigo logo se espalhou pelas festas da época. Vai caju em calda, açúcar, suco de caju e vodca, tudo num copo longo com bastante gelo.

    7) Cuba Libre

    cuba-libre

    O tradicional rum com Coca-Cola tem diversas variações regionais, principalmente na proporção de rum e no acréscimo de suco de limão.

    8) Daiquiri

    daiquiri

    Criado em Cuba no início do século XX, se popularizou nos Estados Unidos e chegou rapidamente ao Brasil. Leva rum, licor de laranja e suco de limão, tudo batido no liquidificador com gelo, até ficar com uma consistência cremosa. Há variações com morango, licor Maraschino de cereja e uma infinidade de outros ingredientes.

    Continua após a publicidade

    9) Ponche

    captura-de-tela-2015-03-28-as-19-48

    Sucesso dos anos 1970, o ponche é fácil de fazer e rende muito, o que o torna perfeito pra festas. Misture um espumante (cidra, por exemplo), vinho branco, guaraná, suco de laranja, e pedaços de frutas como maçã, abacaxi, uvas, e um monte de gelo.

    10) Samba

    samba

    Mais simples, impossível! Uma parte de cachaça e uma parte do refrigerante de sua preferência, normalmente Coca-Cola.  Gelo à vontade, e pronto. 

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês