A memória afetiva das pessoas também inclui o que vestiram na infância e adolescência. A cultura do consumismo nos ensinou a não apenas a usar as roupas, mas também a saber a marca delas, e isso acaba ficando guardado lá nos cantinhos do nosso cérebro.
Algumas marcas foram inovadoras em seus segmentos e acabam se destacando no disputado mundo da moda. Outras eram tão simples e descoladas que ganharam o público pela praticidade. Aqui estão algumas grifes que você certamente usou nos velhos tempos, algumas sumiram completamente do mercado, outras foram remodeladas e ainda estão por aí.
• Fiorucci
Sinônimo de jeans no Brasil e no mundo nos anos 80, a marca italiana foi vendida a estilistas japoneses no começo dos anos 90, e esquecida em algum canto. Seu criador, o italiano Elio Fiorucci, está com uma nova marca que quer introduzir no Brasil, a Love Therapy.
• Soft Machine
Primeiro grande fenômeno de grifes no Brasil, as calças jeans Soft Machine foram lançadas em 1974 e a primeira fábrica ficava na Rua Augusta. A marca se espalhou na era das discotecas, e a grife acabou tendo uma loja até em Nova York.
• Pakalolo
Apareceu no mercado em 1980 e conquistou crianças e adolescentes com visuais descolados de roupas e acessórios. Saiu do mercado no final dos anos 90, mas voltou em 2009, em sistema de franquia, sem sucesso.
• Side Play
Conhecida por ter as camisetas com a turma do Looney Tunes mais legais do mercado.
• Rhumell
Fornecedora de uniformes de futebol para grandes times nos anos 90, a marca sumiu do mercado no início dos anos 2000. Ainda hoje se pergunta o que teria acontecido com a empresa, que teoricamente não tem nenhuma ligação com a multinacional holandesa Hummel.
• Topeka
Grife de roupas da Alpargatas, as famosas calças Topeka chegaram ao mercado no final dos anos 60 com uma campanha publicitária imensa.
• Zoomp
Fundada em 74, foi uma marca inovadora em jeans, com seus cortes modernos e lavagens diferentes.
• Company
Mochilas emborrachadas e camisetas da marca eram febre nos anos 80. A marca sumiu em 2003.
• Dijon
Jeans de enorme apelo nos anos 80, lançou Luiza Brunet em seus anúncios. Está de volta ao mercado e promete fazer barulho.
• Dash
No início dos anos 70, essas calças foram as primeiras a alardear que não precisavam ser passadas por serem 100% algodão.