Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Memória

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.

Dez curiosidades sobre o Biotônico Fontoura

Ele certamente fez parte de sua infância

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
25 Maio 2018, 15h39 •
 (Hypera/Divulgação)
Continua após publicidade
  • Um dos produtos mais antigos ainda em comercialização, o Biotônico Fontoura tem mais de 100 anos e mantém quase a mesma fórmula de seus primeiros anos. Conhecido como um ótimo fortificante e indutor de apetite, a história do Biotônico é cheia de curiosidades. Veja algumas e saiba um pouco mais sobre o produto que fez parte da infância de muita gente.

     

    • A fórmula foi criada em 1910 pelo médico Cândido Fontoura. Ele queria ajudar no tratamento de sua esposa, que tinha a saúde debilitada.
    • O nome Biotônico Fontoura foi dado por Monteiro Lobato, que se sentia cansado e tomou o remédio por indicação de seu amigo Cândido Fontoura.

      antigas
      Propagandas antigas do Biotônico (Reprodução/Veja SP)

     

    • Monteiro Lobato também criou o personagem Jeca Tatuzinho para a publicação conhecida como almanaque do Biotônico, editada na época para a divulgação do produto e de cuidados médicos.

      almanaque
      (Reprodução/Veja SP)

     

    • Durante a Lei Seca dos Estados Unidos, de 1920 a 1933, o Biotônico Fontoura foi exportado em grande quantidade para aquele país. Por ser um remédio, sua venda nos Estados Unidos era permitida, mesmo tem cerca de 9,5% de teor alcoólico.
    Continua após a publicidade
    • Uma das receitas mais usadas nos tempos da vovó para abrir o apetite das crianças levava Biotônico Fontoura, leite condensado e ovos de pata. Todo mundo que tomou jura que os ovos potencializam o efeito antianêmico do Biotônico.

      receita
      (Reprodução/Veja SP)

     

    • Em 2001, a fórmula original do Biotônico Fontoura teve que ser mudada, porque a Anvisa proibiu que produtos destinados às crianças tivessem qualquer quantidade álcool em sua composição.
    • O Biotônico pode ser tomado por adultos e crianças, mas existem algumas pessoas que devem evitá-lo, como hipertensos e tuberculosos.
    Continua após a publicidade
    • Novos sabores foram lançados recentemente, mudando uma tradição de mais de 100 anos. Além do original, o Biotônico agora pode ser encontrado nos sabores morango e uva.

      novos
      (Hypera/Divulgação)

     

    • Desde que foi lançado, a dose recomendada de Biotônico Fontoura é de duas colheres de sopa para adultos, e uma colher de sopa para crianças, duas vezes por dia, antes das principais refeições. Atualmente a dose foi mudada. O recomendado pelo próprio site do Biotônico são três colheres de sopa para adultos e uma colher e meia para crianças.
    • Em 2017 foi criado o personagem Tonico, um leão cheio de energia, para aproximar ainda mais o produto do público infantil.

      tonico
      (Hypera/Divulgação)

    Continua após a publicidade

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de R$ 29,90/mês